Política

Confira as notícias de política da região no Pela Ordem desta sexta-feira (27)


Divulgação
Pela Ordem sexta-feira (27)
Crédito: Divulgação

Datafolha divulga nova pesquisa presidencial
O Instituto Datafolha divulgou ontem (26) nova pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial. Na pesquisa estimulada, Lula (PT) está na frente com 48%. Em seguida tem o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 27%. Ciro Gomews (PDT) se consolidou na terceira posição, com 7%. Num segundo turno, Lula teria 58% e Bolsonaro, 33%.

Bolsonaro diz que mal conhece Silveira
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ontem (26) que mal conhece Daniel Daniel (PTB-RJ) e colocou em dúvida o fato de ele ser chamado de deputado “bolsonarista”. “Sabia que [Daniel] era do RJ, cabo da PM, tinha suas posições. Agora, nove anos de cadeia começando regime fechado, cassação de mandato, inelegibilidade e multa é abuso.”

Mangini dá início ao Prefeitura na área
Nova ação do governo municipal de Cabreúva, o “Prefeitura na Área” foi criado com o objetivo de estar mais próximo dos cidadãos. Esta iniciativa pretende levar grande parte da estrutura de trabalho da Prefeitura pelos bairros da cidade. O prefeito Antonio Carlos Mangini (PSDB), a vice-prefeitura Noemi Medeiros (Podemos) e o secretariado municipal estarão atendendo as pessoas em uma tenda montada, instalado em local de fácil acesso para a população. O primeiro bairro contemplado é o Bananal, amanhã (28). A tenda estará na praça do bairro, das 9h às 13h.

Homenagem às vítimas da covid
A Prefeitura de Itatiba inaugurou ontem (26) um memorial em reverência aos moradores da cidade que morreram por causa da covid-19. O memorial fica na Praça Osmar Antonio Muller. Serão instaladas placas com os nomes das vítimas. Desde o início da pandemia no Brasil, em 2020, até agora, 353 pessoas morreram em Itatiba vítimas da doença. O último boletim divulgado mostra que a cidade tem hoje 178 casos ativos e uma pessoa está internada na UTI. O Brasil já registrou 666 mil mortes por covid até agora.

TSE aprova mais uma federação partidária
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou ontem (26) o registro da federação partidária entre o PSDB e o Cidadania. Esta aliança prevê que as siglas ficarão unidas, como se fossem um partido só, nas próximas eleições em âmbito nacional, estadual e municipal.

Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF
A ex-presidente do PTB Graciela Nienov afirmou à Polícia Federal que integrantes do partido recebem ordens de Roberto Jefferson para atacar o Supremo Tribunal Federal. Ela disse ainda que foi destituída do cargo por contrariar as determinações.

Morre Jacó Bittar, ex-prefeito de Campinas
Ex-prefeito de Campinas e um dos fundadores do PT, Jacó Bittar morreu em sua casa, na madrugada de ontem, aos 81 anos. Ele tinha a doença de Parkinson. Amigo do ex-presidente Lula, teve relevância histórica no partido. Foi um dos fundadores e primeiro prefeito eleito pelo PT para administrar Campinas, mas pela luta sindical enquanto presidente do Sindicato dos Petroleiros de Campinas e Paulínia. Depois de ter liderado uma greve da categoria em 1983 e ter atuado na fundação da CUT, Bittar foi eleito em 1988 para governar Campinas entre 1989 e 1992. Atualmente, estava filiado ao PSB.

PT lamenta morte de ‘companheiro de Lula’
Por meio de nota, o PT lamentou a morte de Jacó Bittar, a quem classificou como “amigo leal e companheiro de Lula”. Também segundo o partido, suas atuações nacional e internacional o colocaram no livro da história do movimento sindical no país.

Prefeito do PL apoia candidatura de Ciro
O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), declarou apoio à Ciro Gomes (PDT) durante evento esta semana. Ele é mais um representante do partido de Bolsonaro que se afasta do presidente. Em São Paulo, vários deputados e prefeitos da legenda estão apoiando Rodrigo Garcia (PSDB). A relação de Gazzola com Ciro data de 1998, quando ambos pertenciam ao antigo PPS.


Notícias relevantes: