Política

Campanha do TSE tenta atrair mesários para eleição


DIVULGAÇÃO/TSE
Mensagem do Tribunal convida brasileiros para 'exercerem a cidadania trabalhando no dia da eleição'
Crédito: DIVULGAÇÃO/TSE

"Mesária e mesário: com você a democracia fica completa!". Essa é a mensagem da nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que convida as pessoas a exercerem a cidadania trabalhando no dia da eleição, como "amigos da democracia". A peça de divulgação começou a ser veiculada ontem (1º) nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.

A campanha mostra a imagem de várias brasileiras e brasileiros e reforça o papel da população no fortalecimento da democracia e dos mecanismos que garantem o pleno funcionamento do processo eleitoral.

Nas Eleições de 2020, mais de 1,5 milhão de eleitoras e eleitores se somaram como mesários durante o pleito. Desse total, mais de 908 mil exerceram a função de forma voluntária.

MESÁRIO

Pessoas maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem receber uma convocação para trabalhar como mesária ou mesário ou se voluntariar. Além de prestar um serviço à democracia e ao país, aqueles que atuarem no pleito eleitoral terão os dias trabalhados contados como horas complementares em cursos universitários, servirão como critério de desempate em concurso público - se houver essa previsão no edital - e terão direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado, sem perder o salário.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral


Notícias relevantes: