Política

Primeira transmissão em Libras


CÂMARA DE JUNDIAÍ
Sessões da Câmara agora são acessíveis para público surdo-mudo
Crédito: CÂMARA DE JUNDIAÍ

Além das discussões sobre projetos de lei, o expediente dos vereadores contou na sessão de ontem (2) com uma novidade: a transmissão ao vivo com interpretação simultânea em Libras. O presidente Faouaz Taha (PSDB) celebrou essa conquista, que vem sendo trabalhada por funcionários durante suas gestões para oferecer acesso a todos nos debates do Legislativo.

"É um marco histórico e fico muito feliz em fazer parte deste momento. Há anos, os servidores e diretoria se dedicam para oferecer essa estrutura e, agora, todos juntos alcançaram mais esse passo", afirma.

As transmissões das sessões e das audiências públicas pela TV Câmara (nos canais 12.2 UHF e 4 NET, Facebook e Youtube) já contam com legendas ocultas (closed caption), mas ainda não havia a interpretação ao vivo em Libras.

Há quatro anos uma equipe de servidores efetivos vem sendo capacitada em Libras para atender ao público surdo que procura a Câmara pessoalmente. "A capacitação e empenho do Legislativo pela acessibilidade de todos são primordiais. Parabenizo os envolvidos e fico muito satisfeito em poder ver nossa Casa de Leis garantir à população surda, esse direito", diz Faouaz.

Fonte: Câmara de Jundiaí


Notícias relevantes: