Política

TRE cadastra pessoas com fluência em Libras


TRE-SP
Justiça Eleitoral busca voluntários, inclusive pessoas quem tenham conhecimento na língua de sinais
Crédito: TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) iniciou o cadastramento de pessoas voluntárias com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que tenham interesse em trabalhar nas Eleições 2022. Esses colaboradores serão distribuídos pelos locais de votação para auxiliar eleitores e eleitoras surdas ou com deficiência auditiva a exercerem o direito do voto.

Para se inscrever, o voluntário ou a voluntária deve acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário para cadastro (www.tre-sp.jus.br).

CAMPANHA

Esta semana, começou a ser veiculada, em emissoras de rádio e tv de todo o país, a campanha "Mesária e mesário: com você a democracia fica completa!". Nela, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convida os brasileiros a exercerem a cidadania trabalhando no dia da eleição.

Nas Eleições 2020, mais de 1,5 milhão de eleitores trabalharam como como mesários durante o pleito. Desse total, mais de 908 mil exerceram a função de forma voluntária.

Os colaboradores que atuam nas eleições têm direito a dois dias de folga para cada dia de serviço prestado e recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação.

É possível ainda ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital e utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar em universidades.

Fontes: TRE e TSE


Notícias relevantes: