Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Atas secretas da Câmara de Jundiaí serão abertas nesta quarta-feira

| 04/06/2014 | 00:01

Expectativas serão inevitáveis, na tarde desta quarta-feira (04), sobre a Câmara de Jundiaí. Após aprovação unânime de proposta de emenda à Lei Orgânica, em abril deste ano, para o acesso às atas de sessões secretas já realizadas na Casa, vereadores preparam abertura dos documentos lacrados às 15 horas. Ao todo, são nove atas secretas e algumas ocorreram na época do regime militar do Brasil e guardam mistérios desde então.

O convite para a abertura foi feito pelo presidente da Câmara, Gerson Sartori (PT), nesta terça-feira (03) durante sessão ordinária. Sartori promulgou a emenda um dia após sessão ordinária que a aprovou, em 16 de abril. “Essa é uma intenção que há anos vem sendo discutida. Finalmente, conseguimos aprovar. Chamei os vereadores e chamo a imprensa para acompanhar. Vamos digitalizar os conteúdos”, afirma.

Autor da proposta que prevê a transparência das sessões, o vereador Paulo Malerba (PT) espera participação dos colegas. “Não há mais medo. O tema foi bem discutido e acredito que os vereadores virão.” Em tentativas passadas pela abertura das atas, a Câmara apresentou resistência por parte de alguns parlamentares, lembram os petistas.

De acordo com Malerba, há nove atas de sessões secretas que serão abertas nesta quarta-feira (04). Entre elas, uma que, provavelmente, envolve o mandato do ex-vereador de Jundiaí, Antonio Galdino. Especula-se que, nos anos 60, na época do golpe militar, a Câmara articulou decisão secreta sobre o político que sempre esteve envolvido com o partido comunista. “Não se sabe exatamente o que houve, só que aconteceu logo depois do golpe. Foi feita uma sessão secreta para falar sobre ele e esse caso foi envolto de muito mistério”, diz.

Galdino já comentou o caso em matéria do JJ Regional publicada neste ano antes da votação da emenda de Malerba. Segundo Malerba, funcionários da Câmara irão participar da abertura. Sua emenda ainda propõe o fim dos segredos prevendo que, a partir deste ano, toda reunião e sessão da Casa seja pública.  

“Nada mais tem que ser secreto”, defende o colega, Paulo Sérgio Martins (PPS). “Precisamos de transparência e vamos acompanhar”, acrescenta Gustavo Martinelli (PSDB).


Link original: https://www.jj.com.br/politica/atas-secretas-da-camara-de-jundiai-serao-abertas-nesta-quarta-feira/
Desenvolvido por CIJUN