Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Barbosa quer ação contra advogado de Genoino

| 17/06/2014 | 00:50

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu ao Ministério Público que tome providências contra o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-deputado federal José Genoino. Na semana passada, Pacheco cobrou de Barbosa que colocasse em julgamento um pedido para que Genoino volte para prisão domiciliar.

Na ocasião, houve bate-boca e o presidente do STF determinou a seguranças que expulsassem o advogado do plenário do tribunal. Barbosa quer que seja providenciada a abertura de uma ação penal contra Pacheco pelos supostos crimes de desacato, calúnia, difamação e injúria. Mas um processo somente será aberto após uma eventual denúncia do Ministério Público.

Ao deixar nesta segunda-feira a sua última sessão como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa foi abordado por jornalistas. Perguntado sobre a acusação de que ele teria cerceado a defesa de Genoino, ele respondeu que “o Brasil inteiro assistiu (ao episódio no plenário do STF).” Em seguida, ele afirmou: “A minha resposta virá em breve” e “procure a Procuradoria da República do Distrito Federal”.

Minutos depois, a procuradoria confirmou que Barbosa havia protocolado uma representação. Na sessão de quarta-feira da semana passada, depois de Pacheco ter dito que Barbosa deveria honrar o tribunal e colocar o recurso de Genoino em julgamento, o presidente do STF determinou aos seguranças que retirassem o advogado. Pacheco disse que era “abuso de autoridade”. O advogado alega que Genoino está com problemas de saúde.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/barbosa-quer-acao-contra-advogado-de-genoino/
Desenvolvido por CIJUN