Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bolsonaro diz que EUA desistiram de sobretaxar aço brasileiro

Da Redação | 20/12/2019 | 18:14

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira (20) que os Estados Unidos desistiram de sobretaxar o aço e o alumínio brasileiros. Segundo Bolsonaro, ele e o presidente Donald Trump se falaram por telefone nesta sexta. Bolsonaro deu as informações ao fazer uma transmissão ao vivo em uma rede social acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do assessor da área internacional da Presidência, Filipe Martins.

“Agora há pouco, então, tive a grata satisfação de receber um telefonema do senhor Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Uma conversa de aproximadamente 15 minutos, no espírito maior da cordialidade e respeito entre dois chefes de Estado”, declarou o presidente nesta sexta-feira.

No último dia 2, Trump informou que o governo norte-americano iria reinstalar a taxa sobre o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina porque os dois países, segundo ele, passaram a desvalorizar as moedas locais em detrimento do dólar (relembre no vídeo mais abaixo). Na ocasião, Bolsonaro disse que não via a medida como retaliação e que, se fosse necessário, telefonaria para Trump.

“Entendo o que ele queria, pretendia fazer, e dei os meus argumentos para ele. Ele se convenceu dos meus argumentos e decidiu dizer a nós todos, brasileiros, que nosso aço e nosso alumínio não serão sobretaxados. Repito: não serão sobretaxados”, acrescentou.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/bolsonaro-diz-que-eua-desistiram-de-sobretaxar-aco-brasileiro/
Desenvolvido por CIJUN