Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bolsonaro recebe 74% dos votos do Aglomerado

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 30/10/2018 | 06:00

Se dependesse do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), Jair Bolsonaro (PSL) teria se eleito com larga vantagem em relação ao concorrente Fernando Haddad (PT). Enquanto o militar da reserva foi preferido por 55,13% dos votos válidos no Brasil, o eleitorado do AUJ deu 74% de seus votos ao novo presidente da República. Entre as sete cidades, Jundiaí foi a mais ‘bolsonarista’: 78% dos jundiaienses votaram no candidato do PSL, enquanto apenas 22% deram seu voto a Haddad. Nas outras cidades do AUJ, Bolsonaro recebeu 76,82% dos votos válidos em Itupeva, 75,73% em Louveira, 75,61% em Jarinu, 75,11% em Cabreúva e 71,98% em Várzea Paulista.  Campo Limpo Paulista foi a cidade da Região que deu a menor votação ao militar, e mesmo assim o resultado foi expressivo: 71,19% dos campo-limpenses o escolheram.

Os resultados confiram a tendência já apontada no primeiro turno das eleições, quando Bolsonaro recebeu 60,9% dos votos válidos do AUJ. Na ocasião, o capitão da reserva foi mais bem votado em Itupeva, com a preferência de 62,83% dos eleitores. Em Campo Limpo, novamente, ele recebeu a menor quantidade de votos entre as sete cidades, sendo sido preferido por 57,17% dos eleitores dali.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), analisa o resultado das urnas. “A eleição de Bolsonaro mostra a consolidação do anti-petismo e de tudo que não acreditamos nem queremos para o país”, reflete. Ele espera que o novo presidente cumpra sua promessa de rediscutir o pacto federativo. “Foi um dos pontos cruciais de sua campanha, citado por ele em seu discurso de vitória e reiterado hoje. Esperamos que isso traga mais dinheiro para os municípios e devolva nossa capacidade de investimento”, afirma.

aglomerado


Link original: https://www.jj.com.br/politica/bolsonaro-recebe-74-dos-votos-do-aglomerado/
Desenvolvido por CIJUN