Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Câmara aprova projeto que incentiva inovação tecnológica

SOLANGE POLI | 26/06/2019 | 08:17

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou na sessão dessa terça-feira (25) projeto do vereador Cristiano Lopes (PSD), que altera a lei que instituiu a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, como também o Conselho Municipal e Fundo de Apoio, para autorizar convênios que preveem requisitos para a qualificação de instituições científicas e tecnológicas. Foi aprovada ainda uma emenda que suprime a exigência de manifestação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.”Agora segue para sanção do executivo. A aprovação do projeto é um passo importante para que entidades com ou sem fins lucrativos possam buscar recursos, por meio de convênios e parcerias”, analisou o vereador.

Com engenheiros e profissionais da área presentes, a discussão tomou conta do plenário. Segundo Antonio Gilberto de Freitas Filho, diretor do Instituto de Tecnologias de Industrialização de Edificações (Itie), é relevante que o tema seja debatido em âmbito municipal, pelo legislativo. “Temos importantes programas em andamento, um deles desenvolvido pelo Itie junto com a Blockchain Solutions, além de parcerias com a SBR, que oferece soluções em beneficiamento de resíduos”, explicou o diretor, citando a importância das ações de logística reversa e o incentivo para o acesso de novos empreendedores.

Foi ressaltado ainda que a lei federal foi regulamentada em 2018, daí a importância dos municípios se adequarem para poderem receber os incentivos. As instituições locais precisam da qualificação para que estejam aptas a participar dos programas e dessa forma receber recursos, com a celebração de novos convênios, conforme os requisitos previstos.

O analista de sistemas Rodrigo Cremer, também presente, é o criador de um ecossistema chamado Work Valley, parceiro do instituto. “É uma plataforma, um lugar digital que estabelece parcerias importantes para quem busca fomentar a área de inovação”, ressaltou Rodrigo.

Outras aprovações

Foi aprovado também projeto do prefeito municipal referente à adequação de valores de gratificação concedida aos servidores municipalizados na área da saúde. Outro projeto aprovado, de autoria do vereador Arnaldo Ferreira de Moraes, o Arnaldo da Farmácia (PDT), assegura nos ônibus do serviço público de transporte coletivo, o embarque de gestantes e obesos pela porta traseira. O projeto do vereador Edicarlos Vieira (PSD), que inclui no calendário municipal de eventos a Feira da Solidariedade, também foi aprovado.

Vereadores aprovam gratificações a servidores da saúde e a criação de convênio para institutos tecnológicos


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/politica/camara-aprova-projeto-que-incentiva-inovacao-tecnologica/
Desenvolvido por CIJUN