Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Candidatos jovens tentarão a primeira eleição em 2020

Angelo Augusto Santi | 29/01/2020 | 07:30

As eleições de outubro deste ano prometem ser bastante disputadas para o cargo de vereador. Há um grande contraste entre os velhos nomes e os candidatos jovens, que estão começando sua carreira política e tentarão se eleger pela primeira vez na vida. Diversos partidos políticos já indicaram que darão espaço para os concorrentes de primeira viagem, utilizando um discurso que visa a renovação do cenário político da cidade, o que pode ser um ótimo atrativo para recrutar eleitores.

Caio Augusto Mesquita, de 20 anos, foi coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre) em Jundiaí e está passando pelo processo seletivo do Partido Novo para entrar na chapa de vereadores. “Tenho certeza de que a Câmara de Jundiaí precisa de renovação. Ao analisarmos brevemente as pautas e projetos que são votados nas sessões, vemos que a maioria deles não tem funcionalidade nenhuma para a maior parte da população. A renovação é de extrema importância para a cidade, para oxigenar novas ideias e práticas, e trazer pessoas com vontade de fazer diferente”, comenta.

Kurt Roveri, de 22 anos, também irá concorrer ao cargo de vereador, mas ainda não definiu qual partido irá representar. “As expectativas são sempre de discutir avanços para cidade e debater ideias, mas sem gerar confrontos e busca por poder. A política sempre precisa se renovar, e vejo como positivo para a democracia. Historicamente, a renovação faz bem para as cidades e para a vida das pessoas. Quero me filiar a um partido que dê reais oportunidades para o jovem trabalhar”, relata.

Pelo PT, Mariana Janeiro, de 28 anos – que está como vice-presidente municipal – também já anunciou sua candidatura ao Legislativo. Ela já concorreu ao cargo de deputada federal nas últimas eleições nacionais, e está na lista dos suplentes. “As expectativas para este ano são muito boas: em 2018 tive quase 11 mil votos, sendo mais de 2 mil em Jundiaí. Há um esforço bem grande no partido para que o discurso da renovação venha para a prática, e isso também já começou refletir aqui na região. Mas renovação não é apenas eleger novas pessoas: é fazer parte e acompanhar. E temos muito pouco disso hoje. A juventude deve ter a coragem de disputar um lugar onde poucos jovens estão”, conta.

O presidente do PSD-Jundiaí, Edicarlos Vieira, disse que o partido tem trabalhado e preparado diversos jovens, e que uma reunião na próxima semana irá definir aqueles que realmente serão candidatos a vereador. “Temos vários jovens que têm o perfil para concorrer a uma cadeira e teremos uma definição em breve”, comentou.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/candidatos-jovens-tentarao-a-primeira-eleicao-em-2020/
Desenvolvido por CIJUN