Política

Candidatos têm maior número de seguidores no Facebook


Rendidos às redes sociais, os candidatos de Jundiaí têm boas razões para intensificar seus ‘posts’ de campanha. Na reta final da disputa eleitoral, a maioria deles apresenta aumento do número de seguidores de suas páginas públicas no Facebook.

Conforme checou a reportagem, desde abril deste ano até o último dia 19, muitos tiveram acréscimo de milhares de curtidas e outros chegaram até o dobro do registrado há meses. 

A maioria atribui o crescimento nas redes à divulgação de propostas que se tornam conhecidas e facilmente são compartilhadas, mas ainda escolhe como estratégia definitiva, nesta reta final de campanha, o velho e tradicional corpo a corpo. Sobre os números de seguidores, a reportagem se baseou apenas nas curtidas registradas nas fan pages dos candidatos até as 14h30 do último dia 19.

Candidato a federal, o presidente da Câmara de Jundiaí, Gerson Sartori (PT), é um dos que conseguiram, desde abril, alcançar quase o dobro de seguidores. Naquele mês, eram 7,25 mil e, agora, são 16,8 mil. “Aumenta bastante, pois as pessoas que me apoiam compartilham ‘posts’. É um bom local para apresentar propostas”, diz.

Deputado federal e candidato a estadual, Luiz Fernando Machado (PSDB) aparece em terceiro no ranking feito pelo JJ Regional dos mais ‘curtidos’ (veja ao lado). Em abril, conforme noticiou o JJ Regional sobre alguns pré-candidatos na época, o tucano tinha 7,5 mil seguidores e, hoje, são 11,4 mil. “Sinto fortemente o crescimento. Há um aumento natural pela intensidade da divulgação de ações que também crescem nesta reta final. As pessoas me seguem por opção. Espero que aumente a divulgação”, diz.

No topo dos seguidores, o vereador e candidato a federal, Leandro Palmarini (PV), acredita que sua ligação com a causa animal é o grande atrativo para ‘curtidas’ e aposta nos votos dos seguidores. “Além do trabalho realizado, os casos que ajudamos causam comoção”, diz sobre os animais. A fan page de Palmarini existe há dois anos. “Tenho posts com 10 mil likes.”

Candidato a estadual, o vereador Paulo Malerba (PT) é o quarto da lista e também teve ganhos desde abril. São 7,8 mil hoje frente aos 2 mil daquele mês. “Todos os dias, temos novas curtidas. Os pedidos de amizade na página pessoal também crescem. É o grande trunfo”, diz. Segundo ele, o aumento ficou mais evidente do início (julho) da campanha para cá.

Ex-secretário de Obras, Junior Aprillanti (PCdoB) tinha 6,7 mil seguidores em abril comparados aos 7,6 mil atuais. “Em três meses de campanha, sinto que aumentou a procura pela agenda intensa. Isso favorece o usuário a se interessar por nossas propostas”, avalia.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí deste domingo (21)


Notícias relevantes: