Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cartórios eleitorais lacram hoje as urnas do segundo turno

CARLOS SANTIAGO | 19/10/2018 | 06:05

Os cartórios das três zonas eleitorais de Jundiaí (65ª, 281ª e 424ª zonas eleitorais) devem terminar hoje o procedimento de geração de mídias, preparação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições, em 28 de outubro. O trabalho começou na última terça-feira, obedecendo ao cronograma do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desde então, os Cartórios Eleitorais estão abertos para que esse passo a passo seja acompanhado por qualquer cidadão interessado, bem como por representantes de instituições diversas.

O chefe do Cartório Eleitoral da 65ª zona eleitoral, Vasco José Monteiro, explicou quais foram alguns dos procedimentos realizados pelos técnicos e funcionários do cartório. Ele informou que o trabalho foi, de certa forma, agilizado, porque, no primeiro turno destas eleições, as urnas continuam informações, fotos e dados relativas a cerca de quatro mil candidatos de todo o país. Agora, no caso do Estado de São Paulo, que ainda tem segundo turno também para o governo, as urnas terão apenas as informações e fotos de quatro candidatos. No software do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cabe apenas selecionar os candidatos presentes no segundo turno – carregando os dados em cada urna.

Depois das urnas ‘carregadas’, então há testes como, por exemplo, em todas as teclas do equipamento, para se certificar de que está tudo funcionando. “O trabalho está sendo rápido”, disse Vasco, ontem à tarde. “Hoje (ontem) de manhã, já conseguimos carregar os dados em todas as urnas de Itupeva”, prosseguiu, lembrando que também aquele município está sob abrangência da 65ª zona eleitoral. Apesar da possibilidade de qualquer pessoa poder acompanhar todos os procedimentos, apenas a Polícia Militar se manteve de prontidão no Cartório Eleitoral. Na 65ª zona, 45 urnas estarão na ‘reserva’ para qualquer problema nas demais.

Jundiaí tem, somadas, 998 urnas. São 248 na 65ª, 266 na 424ª e 484 urnas eletrônicas na 484ª zona eleitoral. Em todas as zonas eleitorais de Jundiaí, o trabalho de alimentação de dados e testes nas urnas eletrônicas devem terminar nesta sexta-feira. Depois de tudo pronto – e antes que as urnas sejam levadas para os locais de votação – os juízes eleitorais têm a prerrogativa de realizar auditorias em cada um dos equipamentos – auditorias que devem acontecer ao longo da próxima semana.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/politica/cartorios-eleitorais-lacram-hoje-as-urnas-do-segundo-turno/
Desenvolvido por CIJUN