Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Defensoria denuncia golpe em audiência de custódia

SIMONE DE OLIVEIRA | 19/02/2019 | 05:00

[TEXTO]A Defensoria Pública de Jundiaí, sob o comando do defensor público Fábio Jacyntho Sorge, oficializou um documento para impedir que informações solicitadas por telefone ao Fórum de Jundiaí sobre as audiências de custódia, em nome da instituição, sejam fornecidas. A ação acontece porque no último final de semana uma pessoa, cujo nome tem sido conhecido apenas como Juliano, pediu informações sobre a família de um preso e a extorquiu em R$ 1,5 mil.

Segundo o impostor, o dinheiro seria para agilizar a fiança do processo. Assim que o golpe foi descoberto, a defensoria comunicou o fato ao Judiciário. “É preciso que a população entenda que a Defensoria Pública não cobra nada e não faz ligações às pessoas pedindo qualquer valor em espécie. Participamos diariamente das audiências de custódia no Fórum para saber justamente a situação do preso e prestar esclarecimentos às famílias”, explica o Defensor.

As audiências são realizadas para avaliar a situação da pessoa presa em flagrante. Cabe a defensoria atuar para ajudar aquela pessoa de baixa renda ou que não tem como arcar com as custas com advogados ou com as demais despesas do processo. “Não ligamos e não autorizamos ninguém a ligar em nome da defensoria. Nós descobrimos este caso, mas devem ter outros. Infelizmente esta pessoa que fez o depósito de R$ 1,5 mil perdeu seu dinheiro”, diz o defensor.

Ele explica que se a pessoa tem um parente preso e não tem condições de arcar com o processo, deve procurar a defensoria, sempre após 13h30, pessoalmente, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 646, Centro. “Assim que acabam as audiências, realizadas pela manhã no Fórum de Jundiaí, temos condições de atender o familiar à tarde ou logo no dia seguinte para informá-lo sobre a situação deste preso ou de seu processo. Mas tudo pessoalmente.”

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/politica/defensoria-denuncia-golpe-em-audiencia-de-custodia/
Desenvolvido por CIJUN