Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dilma tem pior votação do PT em 12 anos

| 06/10/2014 | 01:04

O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, surpreendeu e ficou em segundo lugar na corrida ao Palácio do Planalto com 33,55% dos votos válidos. Com 99% das urnas apuradas, Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, ficou em primeiro lugar com 41,59% dos votos válidos, o pior desempenho do PT em 12 anos.

Já Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou em terceiro com 21,92% dos votos. A virada de Aécio na reta final da eleição tem forte influência no maior colégio eleitoral do País. No Estado de São Paulo, com quase 32 milhões de eleitores (22,4% dos 242,8 milhões de eleitores), o senador Aécio Neves conquistou mais de 10 milhões de votos, cerca de 44,25% dos votantes.

Considerado fora do jogo depois da morte de Eduardo Campos, o tucano ressurgiu das cinzas e garantiu na última hora a lógica da política brasileira desde 1994, com a polarização PT-PSDB. Já presidente Dilma teve desempenho próximo ao de Marina Silva no maior no Estado. A petista teve cerca de 5,9 milhões, ante 5,7 milhões da pessebista.

Em 2010, quando Dilma disputou à presidência com o ex-governador de São Paulo José Serra, eleito senador com mais de 11 milhões de votos, a petista teve 46,9% dos votos. Já em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral e Estado natal dos candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff, a petista levou a melhor. Com 99% das urnas apuradas no Estado, Dilma teve 4,8 milhões de votos contra 4,4 milhões do tucano.

No consolidado do País, trata-se do pior desempenho do desde 2002, quando o ex-presidente Lula disputou à presidência. Naquele ano, Lula teve 45,4% dos votos contra Serra. Quatro anos depois, Lula obteve 48,6% em disputa com Geraldo Alckmin (PSDB). Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, os resultados parciais das eleições vão ao encontro das últimas pesquisas.

“O Aécio é mais preparado para enfrentar Dilma no segundo turno. Fizemos um estudo e vimos que a curva de crescimento dele é maior que a de Marina, pois tem menos eleitores que não votariam de jeito nenhum nele. Mas vamos esperar o resultado das urnas”, diz Paulino.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/dilma-tem-pior-votacao-do-pt-em-12-anos/
Desenvolvido por CIJUN