Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Doria lança pacote industrial e beneficia 6 setores em Jundiaí

ARIADNE GATTOLINI E FOLHAPRESS | 23/05/2019 | 10:32

Na contramão da equipe econômica federal, que é contrária a qualquer tipo de incentivo fiscal ao setor produtivo, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (23) um programa de política industrial.A administração estadual elegeu 11 setores, que representam 75% da indústria da transformação do estado, e delimitou sua área geográfica de atuação. A ideia é montar um pacote de benefícios específico para cada área/setor nos próximos dois meses. Em Jundiaí, seis setores serão beneficiados: agritech, alimentos e bebidas, automotiva, metal-metalúrgico, química, borracha e plástico e saúde e fármacos.

 Entre as benesses que podem ser concedidas, estão regimes tributários especiais, financiamentos mais vantajosos, programas de qualificação de mão de obra, implantação de infraestrutura e estímulo à pesquisa e tecnologia, além de medidas para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios.

O objetivo da política é gerar novas vagas de trabalho para reduzir o nível de desemprego em São Paulo, que atinge 3,7 milhões de pessoas. Assim, Doria tenta firmar a imagem de político preocupado com o desemprego -área em que o presidente Jair Bolsonaro é percebido como insensível.

Os chamados polos de desenvolvimento econômico de São Paulo serão: saúde e fármacos; metal-metalúrgico, máquinas e equipamentos; automotivo; químico, borracha e plástico; derivados de petróleo e petroquímico, biocombustíveis; alimentos e bebidas; têxtil, vestuário e acessórios; couro e calçados; tecnologia e ecoflorestal. “Esperamos com esses incentivos setoriais atrair novos investimentos ainda neste ano”, diz Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

O governo Doria vem se reunindo com representantes dos setores para definir o que virá em cada pacote de apoio. No setor de fármacos, por exemplo, está sendo feito um pente-fino nos regimes tributários especiais para avaliar o que será mantido e o que pode ser ampliado. Hoje os regimes são voltados para empresa específica ou, às vezes, apenas um medicamento.

Foto: Reprodução/Internet


Link original: https://www.jj.com.br/politica/doria-anuncia-incentivos-e-jundiai-sera-contemplada/
Desenvolvido por CIJUN