Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em 2º turno, Senado aprova texto principal da reforma da Previdência

Da Redação | 22/10/2019 | 19:54

O plenário do Senado aprovou nesta terça (22), em segundo turno, o texto-base da reforma da Previdência, por 60 votos a 19. Para aprovação, eram necessários 49 votos dos 81 senadores. Prioridade da agenda econômica do governo, o projeto é aprovado oito meses após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) enviar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) ao Congresso.

A proposta tem potencial de gerar uma economia de R$ 800 bilhões em dez anos, segundo cálculo atual do Ministério da Economia. A meta inicial do ministro Paulo Guedes era garantir economia de R$ 1 trilhão em dez anos, mas o texto sofreu várias modificações durante as discussões no Parlamento. O texto no Senado ainda tem quatro trechos destacados por partidos de oposição e ainda serão analisados separadamente.

A reforma ainda precisa ser promulgada pelo Congresso Nacional para entrar em vigor. A expectativa é que isso ocorra em uma sessão especial a ser agendada, com a presença de Bolsonaro e também do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ainda não há data definida para isso.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/politica/em-2o-turno-senado-aprova-texto-principal-da-reforma-da-previdencia/
Desenvolvido por CIJUN