Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em Jundiaí e no mundo, urnas eletrônicas vão hoje para os locais de votação

CARLOS SANTIAGO | 27/10/2018 | 06:05

Os cartórios das três zonas eleitorais de Jundiaí tiveram uma sexta-feira agitada. Os funcionários trabalharam em ritmo acelerado para terminar todos os procedimentos necessários para que as urnas eletrônicas cheguem em ordem às respectivas seções eleitorais. As urnas eletrônicas serão transportadas hoje para os locais de votação. Na 281ª zona eleitoral, três caminhões sairão logo cedo (por volta das 6h30 da manhã), carregados com as urnas. Cada um dos veículos tem um itinerário diferente, entregando as urnas de acordo com a distribuição geográfica das escolas de Jundiaí.

O mesmo procedimento será realizado nas outras duas zonas eleitorais – a 65ª e a 424ª. Depois que os equipamentos forem descarregados, ainda haverá uma conferência final – checando se as urnas foram instaladas nas respectivas seções e se a bateria de cada máquina está carregada.

Hoje, por conta de toda essa movimentação, os cartórios eleitorais permanecerão abertos até o final do dia. Além disso, o plantão também é necessário por outro motivo: o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) sorteará cinco urnas eletrônicas (quatro, do Interior do Estado; mais uma da Capital) para serem levadas à sede do órgão, para passar pelo procedimento conhecido como ‘votação paralela’ – instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Desde que a votação paralela começou, em 2002, nenhuma das urnas das seções eleitorais de Jundiaí foram sorteadas, como disse o chefe do Cartório Eleitoral da 65ª zona eleitoral, Vasco José Monteiro. Se Jundiaí for ‘contemplada’ hoje, caberá uma pequena ‘operação de guerra’: levar a urna sorteada rapidamente para a sede do TRE, substituindo o equipamento por uma das urnas de reserva.

Mesários
Quatro mil e oitenta e três mesários vão atuar no segundo turno das eleições, amanhã. Serão 1884 mesários na 281ª zona eleitoral; 1224 mesários na 424ª zona; e outros 975 mesários trabalhando nos locais de votação abrangidos pela 65ª zona (que também engloba as zonas eleitorais de Itupeva).

Como seria de se esperar, alguns deles tiveram de ser substituídos em relação àqueles que trabalharam no primeiro turno, como conta a chefe do Cartório da 281ª zona eleitoral, Gisele Takakuwa. “É algo normal, algumas pessoas tiveram imprevistos de saúde e já foram substituídas. Está tudo bem, tudo pronto para domingo”, afirma.

Os mesários serão distribuídos entre as seções e as ‘mesas de justificativa’ – e o trabalho só terminará quando o último eleitor votar. Apesar de muita gente ainda torcer o nariz para a convocação da Justiça Eleitoral, quem atua como mesário ganha dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo do salário.

Além disso, atuar como mesário também é critério de desempate para funcionários públicos que concorrem em processos de promoção de cargo – e as horas trabalhadas como mesário podem ser adicionadas como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.

Foto: Arquivo JJ

Foto: Arquivo JJ


Link original: https://www.jj.com.br/politica/em-jundiai-e-no-mundo-urnas-eletronicas-vao-hoje-para-os-locais-de-votacao/
Desenvolvido por CIJUN