Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em visita a Jundiaí, secretário Estadual de Saúde fala em ‘melhorar articulação’

VINICIUS SCARTON | 31/10/2018 | 14:10

Na reta final do mandato, o secretário estadual de Saúde, Marco Antônio Zago, esteve na manhã de ontem em Jundiaí para visitar a Faculdade de Medicina (FMJ), que está completando 50 anos, e o Hospital Universitário. Durante a visita, ele falou sobre a importância de “melhorar a articulação entre estado e município”.

Em uma conversa rápida com a reportagem, ele recordou que Jundiaí, na atual gestão estadual, recebeu repasses da Secretaria de Saúde na ordem de R$ 38 milhões. “Mas é claro que eu acredito que esse orçamento deve aumentar, embora os recursos destinados não sejam de pouca monta. Agora, só o aumento do recurso não é suficiente para melhorar o atendimento médico da cidade e na Região. O importante é uma melhora na articulação”, disse.

Ainda sobre o assunto, Zago comentou sobre a situação dos hospitais da cidade. “Existem hospitais em Jundiaí que estão superlotados em termos de utilização dos leitos e outros que estão como uma demanda menor e leitos subutilizados. Portanto, o fundamental é articular melhor o atendimento médico, através de recursos adicionais, que sinceramente espero que possam vir no orçamento que será discutido a partir da próxima semana na Assembleia Legislativa”, destacou.

Marco Antônio Zago fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela FMJ. “Essa visita foi focada na Faculdade de Medicina, que está completando 50 anos. Trata-se de uma instituição que eu já conhecia o seu prestígio e vim comprovar de fato a sua estrutura, que por sinal é muito bem equipada, os estudantes são de qualidade, assim como os professores. Além disso, encontrei laboratórios fazendo pesquisas e fiquei muito entusiasmado”, confirma.

Já no Hospital Universitário, Zago conversou com a diretoria da instituição sobre o atendimento médico na Região. O gestor municipal de Saúde, Tiago Texera, participou do encontro e afirmou que já há uma boa articulação entre as secretarias de saúde estadual e municipal, com foco na regionalização da saúde.

“Foi um encontro muito válido e fico muito feliz em ver que os caminhos da Secretaria Estadual da Saúde são os mesmos traçados por Jundiaí e Região. Além disso, o secretário também destacou a importância da regionalização, sendo um caminho trilhado com mais intensidade há pelo menos três anos em Jundiaí, trazendo frutos, principalmente para a rede hospitalar”, comenta”, destacou o gestor.

Ainda no HU, Zago assistiu a uma apresentação sobre o Projeto Zika Vírus, com foco nas mulheres que foram diagnosticadas com a doença e estão grávidas. O diretor da FMJ, Edmir Américo Lourenço, que acompanhou o secretário durante toda a visita, considerou uma honra a presença do secretário estadual de saúde na entidade e também no HU.

“Além do importante cargo, ele é um expoente da medicina no país. Já foi nomeado à presidência da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que fornece os maiores fomentos de pesquisa no Brasil”, destacou Edmir, lembrando que a FMJ possui linhas de pesquisas sólidas, o que deixou o secretário “entusiasmado”.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/politica/em-visita-a-jundiai-secretario-estadual-de-saude-fala-em-melhorar-articulacao/
Desenvolvido por CIJUN