Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Falhas em biometria não afetam apuração dos 236 mil votos locais

| 06/10/2014 | 01:11

Apesar das queixas em algumas seções locais sobre demora da leitura do sistema biométrico, os 236.816 votos de jundiaienses foram apurados dentro do prazo previsto, de acordo com os juízes da 281ª e da 424ª zonas eleitorais de Jundiaí. Além das seções dos dois cartórios, a contagem dos votos transcorreu tranquila na 65ª zona eleitoral.

De acordo com a juíza eleitoral da 281ª, Eliane de Oliveira, apenas uma, das 400 urnas espalhadas pelas seções de responsabilidade do cartório, apresentou problema em relação ao sistema biométrico. “Foi algo pequeno perto da abrangência desta zona eleitoral e logo que constatada a falha, ela foi substituída.” Poucas urnas, no geral, foram trocadas.

A juíza também adiantou que não ocorreram problemas nos 41 pontos de votação de responsabilidade da 281ª. “Aconteceram pequenos atrasos em algumas escolas, mas de maneira geral, o processo transcorreu tranquilamente.”

Segundo os policiais do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), apenas a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Leme do Prado Filho, no Jardim Esplanada, tinha eleitores aguardando na fila de votação após as 17h. Para não atrasar a apuração, os policiais recolheram as mídias em outros pontos de votação.

O mesmo ocorreu com as escolas de responsabilidade das zonas 65ª e 424ª. Segundo o tenente Samuel Ruiz, do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM-I), sete equipes foram estruturadas para o transporte das mídias antes mesmo da entrega das urnas, o que ajudou na agilidade da apuração.

Segundo o juiz eleitoral da 424ª, Luiz Antonio de Campos Júnior, os problemas com biometria não prejudicaram o andamento do processo eleitoral. “Algumas máquinas não identificaram o polegar de alguns eleitores. Mas, prontamente, o mesário utilizou o código e o eleitor precisou assinar como era antes”, disse.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/falhas-em-biometria-nao-afetam-apuracao-dos-236-mil-votos-locais/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN