Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Geraldo Alckmin se reelege com 12 milhões de votos

| 06/10/2014 | 01:01

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi reeleito no domingo (5) com 57% dos votos válidos. Em seu melhor desempenho em um primeiro turno, conquistou o quarto mandato no Estado, que é comandado pelos tucanos há 20 anos. No Aglomerado Urbano de Jundiaí, o atual governador foi líder de votação em todas as cidades.

O principal rival do governador, Paulo Skaf (PMDB), obteve 22% e deixou em terceiro lugar o candidato indicado pelo ex-presidente Lula, Alexandre Padilha (PT), que alcançou 18%. A vitória tucana no principal Estado do País transforma Alckmin em um provável candidato à presidência em 2018, caso Dilma Rousseff derrote Aécio Neves na briga pelo Planalto.

A conquista do PSDB em São Paulo e também no Paraná, onde Beto Richa foi reeleito com 56%, contrasta com o desempenho do partido em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral brasileiro, que foi conquistado pelo PT pela primeira vez. O ex-ministro Fernando Pimentel derrotou o tucano Pimenta da Veiga, encerrando no Estado o ciclo do PSDB iniciado por Aécio há 12 anos.

Com uma das maiores votações de um candidato a governador de São Paulo desde a redemocratização do País — 57% dos votos válidos –, Geraldo Alckmin (PSDB) sai da disputa como um dos nomes mais fortes do partido para a sucessão presidencial.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/geraldo-alckmin-se-reelege-com-12-milhoes-de-votos/
Desenvolvido por CIJUN