Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Iniciativas políticas têm grande potencial no interior

BÁRBARA MANGIERI - bmangieri@jj.com.br | 09/03/2018 | 04:26

“Das ruas às urnas” e “Cidadão em Foco” são dois tipos de iniciativas políticas apontados pela pesquisa “Emergência Política”, do Instituto Update, com mais potencial para trazer bons resultados nas cidades do interior. A organização mapeou, entre 2015 e o ano seguinte, 700 iniciativas que buscam mais transparência, participação e renovação política na America Latina, e 38% dos projetos nasceram ou estão no Brasil. O estudo indica cinco grandes tendências que impulsionam a transformação política por aqui: Protagonismo Cidadão; Identidade Estética; Cidadão em Foco; Transparência 360º e Das Ruas às Urnas. As ações são, em sua maioria, impulsionadas por ONGs (55,7%), redes (15,1%) e movimentos sociais (10,7%).

Cidadão em foco
Algumas iniciativas reconhecem a incapacidade do Estado de solucionar, sozinho, todos os desafios da sociedade e, por isso, buscam cidadãos para co-criar políticas públicas. Essa é uma das tendências que mais pode dar certo no interior, segundo Beatriz Pedreira, cofundadora do instituto. “No interior, você vai na padaria e encontra o vereador, o prefeito. Existe muito mais proximidade com o poder público, o que é um ingrediente muito potente para a inovação politica”, afirma. “O político ou gestor que queira pedir a colaboração da população para melhorar os serviços públicos pode ter um retorno muito maior no interior”. O prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) está atento às novas possibilidades e vem promovendo, em sua gestão, diversas oportunidades do tipo. Um exemplo é o “Startech Jundiaí”, que aconteceu em setembro de 2017. O evento incentivou a criação de start-ups que buscassem soluções para a mobilidade, segurança pública e outros temas.

Das ruas às urnas
Projetos que incentivam a ocupação de espaços políticos institucionais, como o “RenovaBR”, que prepara cidadãos comuns para se eleger, e o “Mandato Conjunto 18”, que propõe candidaturas coletivas, também encontram bastante espaço para gerar resultados longe das capitais. “Essa cultura ‘bairrista’ do interior é muito positiva. As pessoas sabem o que acontece com o vizinho. Ocupar um cargo eletivo é mais fácil e pode transformar a cidade em um laboratório de ocupação política”, diz Beatriz. Um exemplo jundiaiense dessa tendência é a pré-candidatura a deputado estadual do ex-líder do movimento “Vem Pra Rua”, Alexandro Timóteo, pelo Podemos. O grupo motivou milhares de cidadãos a tomar as ruas da cidade, reforçando o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/iniciativas-politicas-tem-grande-potencial-no-interior/
Desenvolvido por CIJUN