Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Lula deixa a prisão em Curitiba e discursa ao sair

Angelo Augusto | 08/11/2019 | 16:29

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de deixar a prisão em Curitiba.

O juiz federal Danilo Pereira Junior determinou na tarde desta sexta-feira (8) a soltura imediata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após 19 meses de prisão.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após deixar a prisão em Curitiba, fez um breve pronunciamento a seus apoiadores, ainda em frente a sede da Polícia Federal, em Curitiba. Cercado de simpatizantes do partido, Lula leu uma carta de duas páginas.

“Queridos companheiros e companheiras, vocês não tem dimensão do significado de eu estar aqui junto com vocês. A vida inteira tive conversando com o povo brasileiro e não pensei que no dia de hoje eu poderia estar aqui conversando com homens e mulheres que durante 580 dias estiveram aqui e diziam Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite Lula. Não importavam se estivessem chovendo, 40 graus, frio. Todo santo dia, vocês eram o alimento da democracia que eu precisava para resistir. Foi uma canalhice de um lado podre do estado brasileiro. Foi o lado podre da Justiça, Polícia Federal, Ministério Público, Receita Federal e tentar criminalizar a esquerda, o PT e o Lula”, disse.

A decisão, publicada às 16h15 desta sexta, ocorre após o resultado do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta (7) que barrou a permanência na prisão de condenados em segunda instância, como é o caso do petista.

Até a publicação deste texto, Lula ainda não havia deixado o prédio da Superintendência da PF em Curitiba, onde está encarcerado desde 7 de abril de 2018. Militantes e apoiadores do ex-presidente estão durante todo o dia nos arredores da sede da Polícia Federal aguardando a saída da cadeia.

Pereira Júnior determinou que as autoridades e advogados ajustem protocolos de segurança, como forma de evitar tumultos e riscos à segurança pública.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/juiz-de-curitiba-manda-soltar-lula/
Desenvolvido por CIJUN