Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Antes da eleição, jundiaienses mostram descrédito na política; e você, o que acha?

GUSTAVO AMORIM | 06/08/2018 | 02:05

Uma pesquisa publicada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope aponta que 38% da população não tem nenhum interesse e 23% tem pouco interesse nas eleições de 2018, que vai eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Em Jundiaí, não é diferente – ao menos para os cidadãos ouvidos pela reportagem nas ruas da cidade. Questionado se votaria caso a presença nas urnas não fosse obrigatória, Geraldo Alexandre foi enfático; “não votaria. Nenhum governo tem a capacidade de resolver os nossos principais problemas”, disse o mecânico de 42 anos, que vê na saúde e no emprego as maiores dificuldades do povo atualmente.

Elizete Manzato segue a mesma linha de pensamento. Ela também não votaria em outubro porque não confia em nenhum candidato. “Estou desencantada com todos, não vejo porque votar em alguém nesse momento”, destacou a autônoma. Para ela, o brasileiro não pesquisa mais profundamente sobre os candidatos porque têm preocupações que “são mais importantes, como arrumar um emprego e colocar comida na mesa dos filhos”. A pesquisa da CNI mostrou, entretanto, que 70% do eleitorado nacional acredita que “as eleições podem mudar o país para melhor”.

CONFIRA TAMBÉM MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS EDIÇÕES DA COLUNAS PELA ORDEM

É nisso que acredita Luana Cristina, de 24 anos. Ela votaria mesmo que a presença nas urnas não fosse obrigatória. “Eu acho que tenho que fazer a minha parte. De qualquer forma, vejo a mudança como importante, tanto na população como nos candidatos”, afirmou. Para Luana, essa mudança do cidadão se dá em mudar os hábitos pessoais, além de cobrar mais os eleitos. “Não adianta a pessoa reclamar do político corrupto mas jogar o lixo pela janela do ônibus, como eu vi outro dia”, disse a jovem.

As convenções partidárias terminaram neste domingo (5). Conheça os 13 candidatos que disputam a Presidência da República. Acesse aqui.

Fotos: Rui Carlos

Fotos: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/politica/jundiaienses-mostram-descredito-na-politica/
Desenvolvido por CIJUN