Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Lideranças políticas mostram otimismo com novo governo

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 01/01/2019 | 05:00

Prefeitos e presidentes de partidos de Jundiaí e Região – mesmo aqueles que se declaram oposição – torcem para que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que toma posse hoje, consiga tirar o país da recessão econômica e volte a gerar empregos.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, acredita que a credibilidade do novo presidente frente ao mercado internacional trará novos investimentos para o país.

O chefe do Executivo também diz estar em contato com alguns membros da equipe de Bolsonaro na tentativa de fazer avançar alguns projetos na cidade. “Esperamos que os recursos para a implantação do BRT na cidade saia este ano e também aguardamos uma verba do Ministério das Cidades para fazer investimentos em saneamento”, revela.

Luiz ainda espera que Bolsonaro esteja aberto a debater o pacto federativo, como prometeu durante sua campanha. “Precisamos fortalecer os municípios, que é onde o cidadão efetivamente vive e de quem ele cobra. Atualmente, a União é centralizadora e precisa distribuir melhor seus recursos”, opina. “O país precisa de menos Brasília e mais Brasil. Dei meu voto a ele no segundo turno esperando que cumpra essa promessa”.

Já o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, espera que Bolsonaro acabe com a ‘política do toma-lá-dá-cá’. “Ele deixou uma esperança no ar de que não deixaria compromissos políticos-partidários interferirem nos interesses da população”, afirma. “Ele tem essa postura rígida e inflexível quanto à corrupção e, por isso, tem toda a oportunidade do mundo de fazer a diferença”.

Lideranças partidárias

O presidente do PSDB Jundiaí, José Galvão Braga Campos, o Tico, aposta que o novo presidente vá ter uma boa relação com o Poder Legislativo, apesar da postura mais rígida. “Ele e sua família são membros do Congresso há anos, então ele sabe como as coisas funcionam por lá. Com certeza vai conseguir compor parcerias lá dentro”, opina.

Até mesmo Gerson Sartori, líder local do PDT, que já declarou oposição a Bolsonaro, diz torcer pelo novo governo. “Vemos alguns membros de sua equipe já envolvidos em casos suspeitos e uma postura pouco aberta ao diálogo com a oposição. Os primeiros sinais não são bons, mas mesmo assim espero que ele prove que estou errado”, disse. “Que ele pelo menos gere mais emprego, que é o que a população precisa”.

O presidente do PSB Jundiaí, professor Oswaldo Fernandes, teme pelo retrocesso em alguns direitos sociais durante seu governo, mas também acredita na retomada da economia. Ele espera, principalmente, que o projeto de dessalinização da água dê certo. “Se ele conseguir montar 12 usinas no Nordeste, acabando com o problema da seca, seu governo já terá valido a pena. Aí sim seremos nação”, diz.

Juvenal Rossi aposta que postura de Bolsonaro ajudará no combate à corrupção

Juvenal Rossi aposta que postura de Bolsonaro ajudará no combate à corrupção (Foto: Arquivo JJ)

Prof. Oswaldo (PSB) quer que irrigação do Nordeste saia do papel

Prof. Oswaldo (PSB) quer que irrigação do Nordeste saia do papel (Foto: Arquivo JJ)

Mesmo na oposição, Gerson Satori (PDT) espera mais empregos

Mesmo na oposição, Gerson Satori (PDT) espera mais empregos (Foto: Rui Carlos)

Para Tico (PSDB), experiência de Bolsonaro na Câmara vai ajudar

Para Tico (PSDB), experiência de Bolsonaro na Câmara vai ajudar (Foto: Rui Carlos)

Luiz Fernando acredita que os municípios serão fortalecidos no novo governo

Luiz Fernando acredita que os municípios serão fortalecidos no novo governo (Foto: Rui Carlos)

 

 


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/liderancas-politicas-mostram-otimismo-com-novo-governo/
Desenvolvido por CIJUN