Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Louveira e Itupeva já vivem agitação política para 2020

ANGELO AUGUSTO | 04/08/2019 | 07:00

Os municípios próximos a Jundiaí já começam a se movimentar para as eleições do ano que vem. Assim como em Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, que tiveram suas situações monitoradas pelo Jornal de Jundiaí na semana passada, Louveira e Itupeva também já começam a definir seu cenário em relação aos principais candidatos a prefeito para 2020.

No caso de Louveira, é praticamente certo que o pré-candidato a prefeito Estanislau Steck, do PSD, vai confirmar sua candidatura. Ele já foi candidato à prefeitura nas eleições passadas, perdendo por uma pequena quantidade de votos para o atual prefeito da cidade, Nicolau Finamore Júnior.

Estanislau diz estar confiante em relação às eleições que estão por vir. “Enfrentamos a máquina administrativa nas últimas eleições e, devido a inúmeras dificuldades, consideramos ter obtido uma vitória, em vista da pequena diferença de votos obtida por nossos adversários. Isso já demonstra um importante desejo de mudança.”

O PSD tem crescido na cidade e algumas alianças com outros partidos já estão sendo estudadas, para dar mais força à candidatura. “O PSD está estruturado, sendo procurado todos os dias por lideranças e novas forças políticas que estão surgindo com o desejo de renovar o espírito de cidadania nos louveirenses. Fazemos uma campanha permanente de filiações e estamos otimistas com a possibilidade de conquistar o executivo”, afirma confiante.

Rodrigo Regorão também e pretende disputar a prefeitura de Louveira, mas, como também é do PSD, mesmo partido de Estanislau, já admite trocar de legenda. “O município precisa de um governo que atenda seu potencial e que possa trazer crescimento e mais desenvolvimento. Louveira vive um cenário e um momento importante de decisões, em que a população precisará escolher um gestor que tenha visão da força e do potencial que a cidade tem e que possa transformar esse potencial em crescimento, não só para grandes empresários, mas também para toda população”, diz.

Correndo por fora vem Ricardo Barbosa de Souza, ainda sem partido. Ele tem planos de se filiar ao Rede Sustentabilidade para tentar fazer frente aos favoritos. Ricardo conta que espera um número consideravelmente grande de candidatos à prefeitura, mas diz estar confiante em suas propostas. “No momento, os favoritos são o candidato do atual prefeito e o que foi derrotado na eleição passada, mas tenho certeza que. quando começarmos a apresentar nosso projeto, poderemos reverter esse cenário com a ajuda da população”, relata.

A equipe do atual prefeito Nicolau Finamore Junior (PTB) se pronunciou apenas para informar que ainda não há nada a declarar sobre o assunto de sucessão e que ainda não pensou em nomes para o cargo de Junior Finamore.

Itupeva
O cenário em Itupeva tem tudo para ser bastante equilibrado em relação à disputa pela prefeitura. O nome do vereador Edicarlos Candiani Luna (PTB) é um dos que aparecem com possibilidade de candidatura e ele se diz confiante, mas não confirma que vai se candidatar ao cargo de prefeito.

“Por saber do peso que temos na cidade, da nossa força, estamos abertos para análises e conversas sobre o melhor caminho a ser seguido por Itupeva. Queremos continuar a fazer parte do desenvolvimento de nossa cidade e, por isso, vamos analisar com muito cuidado o que nos for apresentado e faremos a melhor escolha. Sobre concorrer à prefeitura, isso ainda não foi discutido pelo partido. Sinceramente não estamos nem pensando nisso ainda, porque o nosso foco é cumprir o nosso mandato como vereador” completa.

O atual prefeito Marcão Marchi (PSD) relatou as dificuldades que teve no começo de seu mandato, devido à grande dívida deixada pela antiga gestão, mas acredita que o município está no caminho certo agora. “Herdamos mais de um orçamento em dívidas. (R$223 milhões). Mesmo diante deste cenário, tivemos avanços significativos. Recuperamos a credibilidade de Itupeva junto aos fornecedores, empresários locais e munícipes, e temos muito a fazer ainda. Nesse contexto, entendo ser razoável que um gestor tenha a oportunidade de dar sequência ao trabalho”, afirma.

Ricardo Bocalon (PSB), que já foi prefeito de Itupeva mas não conseguiu a reeleição em 2016, ainda é um nome forte no município, mas alega que até o momento não tem intenções de se candidatar à prefeitura novamente. “Hoje eu não sou candidato. Estamos um pouco longe das eleições ainda, mas o PSB tem um bom quadro e bons nomes para se pensar mais para a frente”, diz.

Outro nome que surge nos bastidores e vem ganhando força é o da atual presidente da Câmara Municipal, Tatiana Salles (PSB). Apesar de ser considerada uma candidata que possivelmente tenha forças para buscar a prefeitura, a vereadora dia que ainda não pensa em uma candidatura futura. “No momento estou focada em fazer o melhor trabalho possível neste mandato como vereadora e presidente da Câmara. Ainda é muito cedo para se fazer qualquer análise e continuarei trabalhando para servir a cidade de Itupeva”, comenta procurando se esquivar.


Leia mais sobre
ANGELO AUGUSTO
Link original: https://www.jj.com.br/politica/louveira-e-itupeva-ja-vivem-agitacao-politica-para-2020/
Desenvolvido por CIJUN