Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Luiz Fernando ressalta sucesso do ajuste fiscal e investimentos

DA REDAÇÃO | 14/12/2018 | 05:01

A poucos dias de completar o seu segundo ano de gestão, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) faz um balanço de realizações e desafios . Entre pagamento de dívidas herdadas, ajuste fiscal, o prefeito aponta medidas práticas para que a cidade comece a reconstruir o seu caminho, com foco na melhoria dos serviços para a população.

Jornal de Jundiaí: Qual o maior acerto do governo Luiz Fernando até agora?
Luiz Fernando: Sem dúvida foi a postura de responsabilidade na condução das contas públicas. O esforço para reduzir despesas, cargos em comissão, rever contratos, eliminar desperdícios e dar eficiência à prefeitura. A responsabilidade fiscal é nossa aliada na reorganização das contas e na retomada de investimentos para as áreas prioritárias, que são a saúde, a segurança, a educação e o transporte. Essas medidas permitiram, neste ano, uma agenda mais forte com entregas e melhorias de serviços para a população.
Outra grande mudança que nós promovemos nesses dois anos, na forma de governar Jundiaí, foi ter ido para os bairros.

Há programas em andamento com foco nos serviços de Educação e Saúde, ainda que este último setor permaneça com índice alto de reclamações. O governo avalia que as pessoas têm a percepção no dia a dia das medidas aplicadas?
O nosso governo aplica metade do orçamento em saúde e educação, porque entende que é preciso investir na saúde de toda a família e na qualidade do ensino das nossas crianças. Na saúde, Jundiaí ocupa um patamar diferenciado em comparação a muitos municípios de São Paulo e, até mesmo, da realidade nacional. Os hospitais São Vicente e Universitário recebem anualmente cerca de R$ 250 milhões para manutenção dos atendimentos, dos quais, 80% do tesouro municipal. É preciso transferir parte desse esforço para a prevenção. Por isso, os programas Nova UBS, Posso Ajudar, Guardiões da Saúde e Clínica da Família foram concebidos com foco na qualificação da atenção primária. Três Unidades Básicas de Saúde (Maringá, Jardim das Tulipas e Novo Horizonte) já atuam com esse novo conceito de atendimento, com o diferencial de que são avaliadas pelos próprios pacientes. Quando o assunto é educação, somamos em poucos meses a execução de obras de médio e grande portes em 12 unidades de ensino. O Escola Inovadora tem objetivo claro, que é a aprimorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. O ensino do inglês a partir dos quatro anos também foi diferencial que colocamos em prática em todas as escolas de Educação Infantil.

Quais são os entraves a serem vencidos na área de transporte e mobilidade?
O serviço do transporte público é avaliado de forma negativa pelos usuários da cidade, e que é preciso melhorar. No último dia 8, entregamos 50 novos ônibus pelo programa Mobilidade Total, todos os veículos com tecnologia embarcada. E, no início do próximo ano, entregaremos mais 20 ônibus, com este mesmo padrão. Outro avanço foi a instalação do GPS que monitora o sistema de transporte público em tempo real para evitar atrasos e abastece o app para que o usuário possa programar as suas viagens. Fizemos a revisão de 20 linhas de ônibus responsáveis por 60% das reclamações registradas via 156. Todas as providências são tomadas tendo por base as respostas que recebemos por parte de quem usa o transporte público. Além disso, os sete terminais foram revitalizados para melhorar o conforto do usuário, o programa Bom Motorista foi iniciado e um Comitê de Avaliação da Qualidade do Transporte, com a participação dos usuários, foi implantado.

Para 2019, quais as perspectivas?
Jundiaí vai encerrar 2018 com as contas no azul. Deste modo, é possível assegurar que a agenda de melhorias contínuas nos serviços será fortalecida, inclusive a entrega de obras e ações que já estão em andamento, como é o caso da segunda fase do Viaduto das Valquírias, a pavimentação e construção da infraestrutura no Jardim Palermo e em mais cinco loteamentos. Prosseguiremos com investimentos na Educação, ampliando o número de vagas em creches e aumentando o programa Escola Inovadora. A saúde continuará sendo tratada como prioridade, assim como a segurança.

T_lfm


Link original: https://www.jj.com.br/politica/luiz-fernando-ressalta-sucesso-do-ajuste-fiscal-e-investimentos/
Desenvolvido por CIJUN