Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Lula e FHC se atacam e debatem sobre corrupção

| 17/06/2014 | 00:52

O clima radicalizado que ficou explícito com os xingamentos dirigidos à presidente Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo, quinta-feira passada, em São Paulo, tomou os palanques eleitorais com o início das convenções partidárias no fim de semana. Os postulantes ao Planalto falam em “volume morto”, “tsunami” e “roubo”.

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso protagonizam uma discussão sobre corrupção. Petistas e tucanos se acusam de disseminar o ódio. A polêmica entre os ex-presidentes começou com o discurso de FHC no sábado, durante a convenção que confirmou o nome do senador Aécio Neves como o candidato tucano ao Planalto.

“As pessoas se cansaram de empulhação e corrupção, da mentira”, disse. No dia seguinte Lula respondeu: “Ele (FHC) deveria dizer quem é que estabeleceu promiscuidade entre Executivo e Congresso quando começou a comprar voto para ser aprovada a reeleição”. O assunto continuou no domingo.

“Lamento que Lula tenha levado a campanha para níveis tão baixos. Na convenção do PSDB não acusei ninguém; disse que queria ver os corruptos longe de nós. Não era preciso vestir a carapuça”, afirmou FHC, em nota. O pré-candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, entrou lateralmente no embate sobre corrupção – também com um discurso mais duro do que o habitual – na convenção que escolheu Paulo Câmara como candidato do seu partido em Pernambuco, Estado que governou por oito anos.

“O governo federal é comandado por um bocado de raposa que já roubou o que tinha que roubar”, disse Campos, cujo partido integrou a gestão Dilma até setembro do ano passado. O debate sobre o ódio tem sido o mais explorado neste período que precede o início da campanha, em 5 de julho.

Os xingamentos dirigidos a Dilma na Arena Corinthians acabaram por se transformar numa arma para o PT, em razão do alto poder aquisitivo de quem estava no estádio.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/lula-e-fhc-se-atacam-e-debatem-sobre-corrupcao/
Desenvolvido por CIJUN