Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Megaestrutura é armada para votação tranquila

| 04/10/2014 | 22:59

Como toda eleição, neste domingo, as três zonas eleitorais de Jundiaí (65ª, 281ª, 424ª) contarão com o apoio das forças policiais para que a votação seja tranquila. A expectativa, diante da agilidade das urnas eletrônicas, é de que tudo corra bem, conforme adianta o juiz da 424ª zona eleitoral, Luiz Antonio de Campos Júnior.

“Tivemos uma reunião com o comando da Guarda Municipal e Polícia Militar e eles nos darão todo o respaldo necessário para que a lei seja seguida à risca”, afirma. A preocupação dos cartórios, além da própria segurança de cada eleitor ao votar, é inibir possíveis infrações como a boca de urna, proibida. “Qualquer pessoa que se sentir coagida pode se dirigir aos policiais e formalizar a denúncia. A polícia entra em contato e comunica o ocorrido”, afirma.

Ainda segundo Campos Júnior, no domingo, como todo dia de eleição, fica proibida a prisão de pessoas a não ser sobre crime em flagrante. “Quem estiver fazendo boca de urna, portanto, pode ser preso”, alerta.

Urnas e efetivo – As urnas eletrônicas são totalmente carregadas para a votação (veja o esquema ao lado). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da ‘zerésima’, um documento emitido pelo presidente da Mesa Receptora de Votos antes do início da votação, é possível comprovar que não existe nenhum voto registrado na urna eletrônica, antes dos eleitores.

Segundo a Guarda Municipal, 80 GMs atuarão nas portas dos locais de votação. A Polícia Militar informou que todo o seu efetivo estará à disposição. Números, porém, não foram revelados. O patrulhamento com viaturas da GM também será mantido nos bairros.

Energia reforçada – Sobre a energia elétrica, a CPFL Piratininga informou que está preparada para atuar emergencialmente. A empresa adotou um esquema especial de atendimento para reduzir o tempo de restabelecimento em eventuais interrupções do fornecimento.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/megaestrutura-e-armada-para-votacao-tranquila/
Desenvolvido por CIJUN