Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

“Momento é para colaboração de todos”, dizem vereadores

Angelo Augusto Santi | 08/04/2020 | 11:30

O projeto de lei para redução de 30% no salário de vereadores até dezembro deste ano aguarda apenas o aval do setor jurídico da Câmara de Jundiaí para entrar em votação. Uma sessão extraordinária deverá ser marcada nos próximos dias, também para votar a redução salarial dos servidores da Prefeitura de Jundiaí, incluindo o prefeito, vice e gestores.

O projeto para redução no Legislativo é de autoria da mesa diretora, composta por Faouaz Taha (PSDB), Wagner Ligabó (Cidadania) e Rogério Ricardo da Silva (DEM). Ambos disseram ser favoráveis à medida. “Sou a favor da redução do salário dos vereadores e de toda ajuda que possa ser feita ao combate do coronavírus em nossa cidade. É um momento difícil e o sacrifício deve ser de todos”, afirmou Faouaz, presidente da Câmara de Jundiaí.

O vereador Cristiano Lopes (PP) também diz ser favorável à redução e afirma que o momento pede a colaboração de todos os setores. “O esforço tem de ser de todos. Políticos, empresários, funcionários públicos. Cada um deve ajudar como pode, seja reduzindo os salários, doando alimentos, cestas básicas, medicamentos. Agora é hora de deixar a política de lado, pois essas ações são exclusivamente pela necessidade do momento, e não há nenhum viés político envolvido”, afirma.

Antonio Carlos Albino (PL) lembra que é preciso realizar os procedimentos de forma legal, e que os pagamentos para algumas profissões seguem a legislação brasileira, o que dificulta um pouco as tomadas de decisão. “Nos casos da Câmara e da Prefeitura é possível realizar a redução através de um projeto de lei e depende só da gente. Mas para os funcionários de carreira e concursados, por exemplo, isso depende de acordos coletivos e da determinação dos sindicatos, o que torna o processo mais complexo. Sou favorável à redução dos que têm condições, mas a vontade e necessidade de cada um devem ser respeitadas”, afirma.

Rogério Ricardo também concorda com a redução salarial e diz que o momento é de união. “Todos têm de ajudar de alguma forma, não só os políticos, pois precisamos de caridade e solidariedade, até que essa situação de estabilize”, comenta.

Já Edicarlos Vieira (PP) afirma que a atitude da Câmara e da Prefeitura de Jundiaí não apenas são corretas, como deveriam servir de exemplo para outras cidades. “Eu apoio a redução salarial sim, pois isso nada mais é do que a nossa obrigação. Que todos os políticos do Brasil também possam seguir este exemplo de Jundiaí e que também ajudem no combate à pandemia do novo coronavírus.”


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/momento-e-para-colaboracao-de-todos-dizem-vereadores/
Desenvolvido por CIJUN