Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Necessidades locais poderão se sobressair à polarização política

Ângelo Augusto Santi | 21/06/2020 | 09:05

Estamos nos aproximando das eleições municipais em meio a uma onda de atos políticos em todo o Brasil. Polarizados, os grupos defensores de Jair Bolsonaro e aqueles contra o presidente, que se dizem a favor da democracia, têm literalmente entrado em confronto nas últimas semanas, principalmente nas grandes capitais como São Paulo.

Por outro lado, parlamentares acreditam que as eleições deste ano não terão tanta interferência desta polarização a nível nacional, uma vez que o eleitorado direcionará seu voto de acordo com as necessidades de cada município.

Ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB) afirma que se constata algumas mudanças da eleição de 2018 para esta. “As pesquisas mostram uma insatisfação crescente com a maneira como os problemas que enfrentamos – como a pandemia e a queda na economia – estão sendo tratados.

Essa insatisfação se traduz no declínio acentuado do apoio popular à corrente vencedora em 2018. As eleições de agora são municipais, portanto, mais voltadas para questões locais como atendimento à saúde, transporte e áreas que afetam diretamente a vida das pessoas. Talvez, em locais onde o eleitorado é expressivamente maior, as questões ideológicas ainda possam concorrer para a polarização”, aponta.

Já o deputado estadual Alexandre Pereira (Solidariedade) reforça o que deveria ser prioridade, como o combate à pandemia do coronavírus, em muitos casos acaba tornando-se secundário por motivações políticas. “Porém, não acredito que este antagonismo entre esquerda e direita interfira muito nas eleições municipais, tendo em vista que o voto é regional, ou seja, as pessoas votam nos candidatos locais, que conhecem as necessidades do município.”

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou para a próxima terça-feira (23) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que trata do adiamento das eleições municipais, previstas para outubro deste ano.

Foto: Agência Brasil


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/necessidades-locais-poderao-se-sobressair-a-polarizacao-politica/
Desenvolvido por CIJUN