Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

ONG lançará arrecadação para sabatinar candidatos

| 30/05/2014 | 22:05

A poucos dias das convenções partidárias de junho que irão definir candidatos às eleições, voluntários da ONG Voto Consciente de Jundiaí organizam meios de sabatinar e cobrar compromissos dos políticos da Região. No próximo sábado (7), eles lançam arrecadação financeira pela internet para produzir, por meio das contribuições, publicação com as 12 propostas eleitas pelo Cidadonos 2013 e perfis e compromissos dos futuros candidatos a deputado estadual e federal, na chamada etapa Cidadonos Eleições.

O lançamento da arrecadação é a segunda etapa do Cidadonos, concurso que recebe ideias e sugestões para melhorar Jundiaí. A plataforma de financiamento será o Catarse (catarse.me), ferramenta colaborativa de doações virtuais já utilizada em outras edições pelo grupo. “O projeto Cidadonos receberá o dinheiro. A arrecadação vai viabilizar as fichas públicas que terão as 12 propostas, o perfil dos candidatos e o compromisso deles e, com emendas, ajudar nas questões do concurso”, diz o coordenador da ONG, Alberto Urbinatti.

Segundo ele, o objetivo é distribuir as fichas públicas nas escolas da cidade em oficinas e palestras sobre o ano eleitoral. Para elaborar as fichas, os pré-candidatos serão sabatinados pela ONG. “Queremos saber o comprometimento deles principalmente com o próprio mandato. Pois se não cumprirem, perdemos muita coisa”, diz Alberto. 

Ainda de acordo com o voluntário, ainda não se estima um valor para a diagramação e produção das fichas públicas. As doações poderão ser feitas a partir do dia 7. Neste dia, a ONG realiza um almoço beneficente para lançar o projeto. Interessados podem participar. Os convites podem ser comprados antes ou no próprio dia ao preço de R$ 50, cada. O dinheiro arrecadado no almoço também servirá para a produção das fichas. O almoço acontece às 11 horas na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, na rua 15 de novembro, no Centro da cidade.

Em 2013, o Cidadonos teve 1.072 participantes e 299 propostas. Entre as 12 eleitas, estavam pedidos pela criação do parque linear do rio Guapeva e de hortas urbanas. 


Link original: https://www.jj.com.br/politica/ong-lancara-arrecadacao-para-sabatinar-candidatos/
Desenvolvido por CIJUN