Política

ONG Voto Consciente celebra 8 anos com entrega de fichas públicas


A ONG Voto Consciente de Jundiaí completa, hoje, oito anos de atividades. Em plena época eleitoral e na reta final para o dia de votação (5 de outubro), voluntários comemoram o aniversário com palestras agendadas sobre formação política e entrega de fichas públicas à população.

As fichas públicas são feitas pela ONG há várias eleições com o objetivo de ajudar eleitores a saberem mais sobre o processo eleitoral, além de permitir acesso às principais propostas dos candidatos deste ano, sobretudo, em relação ao comprometimento de cada um com o mandato, se eleitos.

Um dos coordenadores da ONG, Alberto Urbinatti, lembra que, neste ano, 15 mil fichas foram impressas. “Imaginamos que cada ficha pode alcançar duas ou três pessoas.” Além da entrega, nesta semana, a entidade irá concluir a divulgação, no Facebook, dos vídeos gravados com os mais de 30 candidatos a deputado pela Região de Jundiaí. “Esse é o momento de todos conhecerem melhor os candidatos.”

Palestras serão feitas em escolas como estímulo à participação política. “Decidimos comemorar com pequenas ações dos voluntários. Todos distribuirão fichas. Queremos que esse momento se espalhe pela cidade”, diz ainda Alberto.

Ele lembra que o movimento, iniciado em 2006, ganhou gosto e participação dos jovens com o tempo. “Hoje, temos entre 30 e 40 voluntários.” A conquista é a realização anual do concurso Cidadonos, que convida a sociedade a pensar sobre Jundiaí e elege as melhores propostas à cidade. “Queremos mais 8 anos para aumentar essa participação.”


Notícias relevantes: