Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Padre é afastado da Cúria Diocesana de Jundiaí para ser candidato nas eleições

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 18/08/2018 | 14:57

O Padre Silvio Andrei, que comandava a Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat, em Salto, foi afastado pelo bispo dom Vicente Costa, da Cúria Diocesana de Jundiaí, responsável pela entidade, depois de confirmar sua candidatura como deputado federal pelo PR. Ele também recorreu à Justiça por vídeos divulgados em 2010, onde estaria dirigindo nu e embriagado.

Tanto a Cúria quanto o padre afirmaram que o procedimento é de praxe na Igreja Católica, que não apoia nem recomenda o envolvimento de membros seculares nas eleições. Segundo a coordenação da campanha de Padre Silvio, o afastamento não é uma retaliação, mas uma orientação do Direito Canônico, e o pároco pretende retomar seus trabalhos após o período eleitoral.

“Faz parte da minha vocação religiosa discutir e lutar pelos problemas da sociedade. Eu vejo a política como a extensão do meu sacerdócio, sem qualquer desvio da minha função”, afirmou. “Não vou deixar de ser padre”. O caso, porém, ressucitou fatos do passado de Padre Andrei, que foi preso, em 2010, sob a suspeita de corrupção ativa, embriaguez ao volante e ato obsceno. Ele estava nu no momento da prisão e teria abordado um adolescente.Padre Silvio Andrei

Na época, o inquérito encontrou indícios de abuso policial durante a investigação do caso. A equipe de Silvio diz que trata-se de um caso de perseguição religiosa e diz que o processo já foi extinto. O padre inclusive entrou com uma liminar no Tribunal de Justiça do São Paulo (TJ-SP) pedindo a retirada dos conteúdos sobre o caso do google, do youtube e do Facebook.

Segundo a defesa de Silvio, a imprensa não noticiou as incoerências encontradas ao longo da investigação nem o resultado do caso, em que o padre foi absolvido. Isso deixaria a candidatura de Padre Silvio em desvantagem e vulnerável às más intenções de adversários.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/padre-e-afastado-da-curia-diocesana-de-jundiai-para-ser-candidato-nas-eleicoes/
Desenvolvido por CIJUN