Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Para quem respira política, atuação vai além do mandato

SOLANGE POLI | 23/06/2019 | 05:01

Para quem ingressa na política o vínculo ultrapassa a vida pessoal e profissional. A permanência nas atividades, projetos e ações prova que a política está atrelada ao cotidiano, sobretudo na vida daqueles que já exerceram seus mandatos, fizeram história e não descartam voltar à disputa eleitoral.

Ana Tonelli teve seis mandatos como vereadora em Jundiaí e foi presidente da Câmara duas vezes. “Fui a primeira mulher a ser presidente da Câmara. Me orgulho muito da minha trajetória. A primeira eleição foi em 1982 e a última em 2012, na qual fiquei suplente, não sendo eleita por uma diferença de apenas 72 votos”, lembra Ana, que é filiada ao PSDB.

Jundiaiense e radialista há 43 anos, produz e apresenta um programa no horário das 5h às 6h, “Vou muito à prefeitura, pois diariamente converso e atendo muitas pessoas acostumadas a me procurar para solicitar informações de interesse público, o que me incentiva a intermediar contatos com serviços diversos. Muitos me perguntam se quero voltar a me candidatar. Não descarto, pois na política nunca se deve dizer nunca. Nós, mulheres, precisamos nos candidatar e vencer para mudar o cenário machista”, comenta Ana, lembrando que sempre foi respeitada e nunca sentiu-se discriminada por ser a única mulher num círculo predominantemente masculino.

A ex-vereadora ressalta que, além do orgulho que tem da sua história como profissional e política, sempre teve o perfil de atender o público, como faz até hoje. “Muitas pessoas gostam de ser recebidas pelos vereadores. Isso não é uma postura assistencialista, considero essencial dar atenção e saber ouvir a população”, analisa.

Muitas das ações do ex-deputado estadual Junior Aprillanti continuam repercutindo nos municípios do Aglomerado Urbano, especialmente em sua cidade, Várzea Paulista. Seu mandato terminou em março de 2019. Também foi secretário de Estado de Turismo de maio a dezembro de 2018. “Estou me capacitando mais, pensando sempre no futuro de Várzea Paulista e região”, afirma. Aprillanti comenta que está cursando Engenharia Civil, sua terceira faculdade. Trabalha numa empresa própria, que já tinha e estava afastado, mas continua atendendo a população, instituições e prefeituras.

“Apresentei emendas parlamentares ao orçamento do Estado para serem liberadas ao longo de 2019. Estou acompanhando junto ao governo do Estado, prefeituras e entidades a serem beneficiadas”, revela. Foram várias emendas nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, demandas da população dos municípios de Várzea Paulista e Jundiaí, além de emendas destinadas também para outras cidades do Aglomerado Urbano. Cultura, meio ambiente, mobilidade urbana e segurança foram outras áreas de destaque em sua atuação. “Também tenho agenda com meu partido, o PSB. Alguns pré-candidatos a vereador em Várzea Paulista têm me procurado, já pensando nas próximas eleições”, adianta.

Miguel Haddad foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito, deputado estadual, prefeito de Jundiaí por três mandatos e deputado federal. Foi também presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado de São Paulo e do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ).

“O mandato com certeza potencializa o trabalho. Mas independe de ter um mandato para procurar contribuir, de maneira efetiva, buscando benefícios para órgãos públicos, entidades ou mesmo categorias profissionais, principalmente para quem viveu a sua vida inteira aqui e conhece a região, as pessoas e os problemas que enfrentam. Desde fevereiro, quando encerrei o meu mandato de deputado federal, tenho me dedicado, a partir de meu escritório em Jundiaí, a conseguir liberar as emendas que indiquei quando era deputado e a dar andamento a solicitações que me são encaminhadas, como estou fazendo agora”, destaca Haddad.

Pedro Bigardi, atualmente no PDT, comenta que atualmente assessora a Prefeitura de Caieiras em projetos, nas áreas de habitação, planejamento e desenvolvimento urbano. “Em Jundiaí tenho sido procurado constantemente por moradores e associações sobre questões da cidade, as mais variadas, como regularização fundiária, pavimentação, Serra do Japi etc. Visito constantemente a Assembleia Legislativa e tenho participado de eventos lá. Fui deputado estadual de 2009 a 2012 e prefeito de Jundiaí de 2012 a 2016. Estou numa fase de mais maturidade. Aprendi muito com acertos e erros e me sinto muito bem com tudo que já fiz e ainda posso fazer. Não saio da política. Mas as coisas ainda estão ‘em aberto’. Vamos ver. Sempre acredito que as coisas podem ser melhores, mais justas e vou lutar sempre por isso”, afirma Bigardi.

 

Atividades recentes repercutem e o histórico das carreiras faz a diferença


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/para-quem-respira-politica-atuacao-vai-alem-do-mandato/
Desenvolvido por CIJUN