Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Partido Novo traz Bernardinho e Christian Lohbauer a Jundiaí nesta quinta-feira (7)

bárbara nóbrega mangieri | 07/06/2018 | 05:20

O anfiteatro da UniAnchieta recebe nesta quinta-feira (7), às 19h, mais um evento do Partido Novo. Dessa vez, o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei, Bernardinho, vem à cidade como embaixador do partido para promover a palestra “A renovação que buscamos em 2018”. Junto com ele estarão o pré-candidato a governador de São Paulo, Rogério Chequer, pela segunda vez na cidade, e o cientista político e pré-candidato a senador, Christian Lohbauer – que cedeu uma entrevista exclusiva ao JJ. Mestre e doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP), Lohbauer tem experiência tanto no setor privado, como diretor de relações institucionais em uma multinacional, quanto no setor público, como secretário-adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo em 2005. Confira os principais trechos da entrevista:

Diria que esta é a eleição mais imprevisível do país?
Há um desinteresse inédito da população pelas eleições, é um distanciamento muito além do que se imaginava. Diante disso, vemos uma grande pulverização de candidatos. O que podemos ver é a tendência de aproximação entre candidatos com maior proximidade ideológica, acredito que farão alianças ou acordos. Se eu fosse chutar, diria que teremos seis candidatos a presidência em agosto.

O pré-candidato do seu partido, João Amoêdo, estará entre eles?
João não fará alianças. Estamos trabalhando para que ele chegue aos 5% antes da campanha televisiva começar. Como a taxa de rejeição dele é mínima, acreditamos que ele conseguirá subir para 10%, 15% e talvez participar do segundo turno.

As ideias liberais nunca fizeram muito sucesso com a população brasileira. Como convencer o eleitor?
De fato, nossas propostas nunca foram experimentadas no Brasil e vamos enfrentar essa desconfiança histórica e cultural, mas essa visão já chegou na percepção da maioria. Uma pesquisa da Fundação Perseu Abramo durante as últimas eleições municipais de São Paulo analisou o apoio a João Doria Jr. (PSDB) nas periferias e viu que lá o Estado é visto como interventor, o que corrobora com nosso discurso. Queremos que as pessoas sejam donas de seu próprio nariz e que não esperem o governo resolver nada.

Há uma grande demanda por renovação este ano, mas quais são as reais chances de isso acontecer?
Poucas. Normalmente existe uma renovação de 48%, mas com a indignação do momento, pode chegar a 60%. Desses, porém, 30% serão parte de dinastias políticas que seguem se elegendo com familiares, ou serão evangélicos ou criminosos. O PCC está crescendo a cada dia, já tem prefeitura, tem bancada e vai aumentar. Esperamos que os outros 30% sejam de renovação real e que o Partido Novo esteja entre eles, pois se tivermos uma renovação com PSTU, PSOL ou PCO, vai ser para pior.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/partido-novo-traz-bernardinho-e-christian-lohbauer-a-jundiai-nesta-quinta-feira-7/
Desenvolvido por CIJUN