Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Partidos definirão candidatos em meio aos jogos da Copa

| 07/06/2014 | 00:36

A Copa do Mundo, que começa nesta semana, não deverá se sobressair aos interesses eleitorais. Até porque partidos têm, conforme exigências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 30 deste mês para escolher definitivamente seus candidatos às urnas. Como tradição, as convenções ou congressos estaduais, em São Paulo, já estão marcados durante o mundial. A maioria acontece no próximo sábado (14) e pré-candidatos de Jundiaí e Região esperam votos dos diretórios para defenderem suas legendas.

Os três partidos que historicamente acirram disputas em Jundiaí – PCdoB, PSDB e PT – terão suas convenções estaduais no dia 14 e estão otimistas. No dia 11, na Câmara de Jundiaí, o PCdoB local realiza reunião para oficializar o nome do ex-secretário de Obras, Júnior Aprillanti (PCdoB), como pré-candidato a deputado estadual com apoio do governo municipal. “Aprillanti é a candidatura prioritária do partido no Estado, já que, hoje, Jundiaí é uma das cidades mais importantes por ter governo do partido”, lembra o presidente da legenda na cidade e vereador, Rafael Purgato. 

O encontro do PT estadual acontece sem prévias na cidade. “O pleito está bem construído tanto para o Paulo Malerba (PT) quando para o Gerson Sartori (PT)”, acredita o presidente do partido em Jundiaí, Arthur Augusto (PT). Ambos os vereadores citados são pré-candidatos, Malerba para estadual e Sartori, para federal. Ainda segundo Arthur, durante convenção, estratégias de campanha já serão discutidas. No dia 15, também em São Paulo, o partido fará um ato para lançar candidatos.

O PSDB, hoje oposição na cidade, apresentará, também no sábado, a dobradinha entre o deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB), pré-candidato a estadual, com o ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB), a federal. “Me parece que não haverá divergências. O quadro se desenhou assim. Esperamos uma boa definição. É hora de juntar o partido”, diz o presidente, Fernando Souza. 

O PSB terá convenções estaduais no dia 20. Hoje, das 10h às 15h, o partido já se adianta para escolher novo diretório e apresentar os nomes locais que serão levados à escolha estadual. “São três. O vereador Antonio de Pádua Pacheco e Carlos Macedo a estadual e João Henrique dos Santos a federal”, diz o presidente do partido, Oswaldo Fernandes. O PV estadual se reúne no dia 15, segundo o pré-candidato a federal, vereador e presidente do partido na cidade, Leandro Palmarini (PV).


Link original: https://www.jj.com.br/politica/partidos-definirao-candidatos-em-meio-aos-jogos-da-copa/
Desenvolvido por CIJUN