Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Partidos preparam novidades para as eleições de 2020

ANGELO AUGUSTO | 09/08/2019 | 07:00

Com o fim do sistema de coligações para as eleições do ano que vem, os partidos políticos de Jundiaí precisarão trabalhar na captação de um maior número de filiados, para garantir força eleitoral e poder lançar bons candidatos para os cargos de vereador e prefeito.

Alguns deles já se encontram bem estruturados e começam a estudar os nomes favoritos à candidatura à prefeitura. É o caso do PSDB, partido do atual prefeito, do PSD, que se lançou como terceira via em 2016 e do PDT, do ex-prefeito e segundo colocado nas últimas eleições, Pedro Bigardi.

“Ainda tem bastante gente aparecendo, principalmente pelo fato de o PDT ter um projeto de oposição em todo o país. Nós pretendemos lançar uma chapa forte para vereadores e também para prefeito. Muitas lideranças de bairro e profissionais capacitados estão chegando. Em relação à prefeitura, não fechamos a questão do nome, mas todos sabem que temos no quadro do partido o Pedro Bigardi, que já foi prefeito e é um grande nome, que pode contribuir com ideias e conhecimentos, mas também sair como candidato à prefeitura” relata Gerson Sartori presidente do PDT em Jundiaí.

O Patriotas (que se uniu ao antigo PRP) é um partido que está se revolucionando e promete vir forte para a disputa no Legislativo. “Estamos começando do zero, com muita gente nova, tanto aqui em Jundiaí como na gestão estadual. Nosso foco é formar uma chapa completa para concorrer às cadeiras de vereador, mas ainda não pretendemos ter um candidato a prefeito”, relata o presidente do partido em Jundiaí, Cláudio Miranda.

Dois partidos que estão com sua situação ainda indefinida, mas podem ganhar força até o período eleitoral, são o PSL (do atual presidente Jair Bolsonaro) e o DEM. No caso do PSL, as lideranças aguardam uma diretriz nacional. Já no DEM, o até então presidente Jorge Yatim se afastou do cargo e não pretende seguir no partido. Um novo nome será anunciado nas próximas semanas.

Edicarlos Vieira, atual líder do PSD em Jundiaí, assume que o partido já começou a se mover em busca de alianças, mas ainda não definiu o seu candidato à prefeitura. “Estamos conversando com novas lideranças na cidade. Em breve teremos novidades no partido, que tem tudo para ampliar a representatividade na região. Teremos uma chapa a vereador e pleiteamos espaço também no Executivo.”

No caso do PSDB, Faouaz Taha revela que também ainda não há um favorito para candidato a prefeito. “Nossa bancada ainda está focada na atual gestão.”


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/politica/partidos-preparam-novidades-para-as-eleicoes-de-2020/
Desenvolvido por CIJUN