Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Partidos se preparam para 2020 em Jundiaí

Angelo Augusto | 06/12/2019 | 07:00

A menos de um ano das próximas eleições municipais, os partidos mais recentes e de menos expressão em Jundiaí têm começado a se estruturar para concorrer ao Legislativo e ao Executivo no ano de 2020. É o caso, por exemplo, dos partidos Novo, Avante, PSL, DEM e Patriotas, que vão em busca de iniciar sua representatividade tanto na Câmara quanto na Prefeitura de Jundiaí.

O Partido Novo, que será liderado por Marcello Giacaglia a partir do ano que vem, está apenas aguardando a definição do seu candidato a prefeito – que será realizada através de processo seletivo – para poder pensar na construção de sua sede municipal. “O resultado deve sair até 15, e então teremos a autorização do diretório estadual para abrir o diretório municipal”, crava Marcello.

José Galvão Braga Campos, o Tico, assumiu a presidência do DEM e adiantou apenas que algumas decisões sobre candidatos e local para se instalar oficialmente serão tomadas ainda este ano.

O presidente do Patriotas, Cláudio Miranda, conta que o partido também não possui um local fixo ainda, mas poderá ter no ano que vem, dependendo do número de candidatos lançados. “O endereço para correspondências, por enquanto, é o da minha casa. Eventualmente podemos trabalhar para ter uma sede física, principalmente para realizar reuniões com pré-candidatos e coisas desse tipo”, completa.

As eleições municipais de 2020 serão as primeiras a seguirem a nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria uma cláusula de desempenho para que as legendas tenham acesso ao Fundo Partidário e ao tempo gratuito de rádio e televisão.

Sendo assim, algumas siglas não atingiram o desempenho necessário para receber o fundo partidário, e muito provavelmente não irá lançar candidatura: é o caso do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que já anunciou não ter atingido os requisitos para a verba eleitoral e estudo uma união ao Podemos.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/partidos-se-preparam-para-2020-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN