Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Partidos se preparam para as convenções em setembro

Angelo Augusto Santi | 16/07/2020 | 10:58

O adiamento das eleições municipais deste ano também resultou em mudanças nos eventos previstos no calendário eleitoral. O prazo para as convenções partidárias, por exemplo, foi prorrogado, e será de 31 de agosto a 16 de setembro. A convenção partidária é um evento em que os membros dos partidos políticos se reúnem para escolher os candidatos que serão lançados e/ou apoiados pela legenda no próximo pleito, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo. Na prática, as convenções servem para oficializar a candidatura.

Em Jundiaí, o PSDB, partido do prefeito que tentará a reeleição, Luiz Fernando Machado, está se programando para realizar sua convenção na primeira semana de setembro, o mais próximo possível do final do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Como teremos candidato ao Executivo, nossa ideia é realizar um único encontro, juntamente com os partidos que irão apoiar a candidatura de Luiz Fernando. Estamos nos programando para realizar o encontro na primeira semana de setembro, reunindo não só os candidatos do PSDB, mas também do grupo de apoiadores, como DEM, PP, PL, PR, e talvez o PV”, comenta o presidente do diretório municipal, Fernando de Souza.

O diretório do Partido Novo de Jundiaí já definiu a data e o formato de sua convenção, que será realizada de maneira on-line no dia 4 de setembro. Os processos seletivos para a escolha dos candidatos da sigla continuam em andamento. “Em função da pandemia, o TSE abriu a possibilidade das convenções serem feitas de forma virtual. A executiva nacional está selecionando a empresa que prestará esse serviço para os diretórios municipais e os testes já estão sendo realizados”, afirma o presidente municipal, Marcello Giacaglia.

Presidente do PDT-Jundiaí e possível candidato a prefeito, Gerson Sartori, diz que o partido ainda não definiu uma data, mas já tem trabalhado forte nos preparativos. “Estamos agora deixando o processo burocrático e as propostas em ordem. Neste momento precisamos estar alinhados com os brasileiros na defesa da vida, e temos nos aproximado dos comerciantes, microempresários e prestadores de serviços”, comenta.

Pré-candidato a prefeito e presidente do PSL-Jundiaí, Marcus Dantas diz que a convenção do PSL também será em meados de setembro, mas ainda sem definição. “Teremos um grande evento, à altura do partido, e nossa campanha será sempre focada na família e respeito ao cidadão”, diz.

Atual vice-prefeito de Jundiaí e pré-candidato a chefe do Executivo, o dr. Pacheco (Podemos) diz que a sigla também já tem se movimentado. “A maioria dos candidatos de primeira viagem está bastante ansiosa e entusiasmada para participar de uma campanha eleitoral”, comenta.

Picture of an electronic voting machine for Brazil’s upcoming general election, taken at the Electoral Court in Brasilia on September 19, 2018.
Brazil will hold elections for president, governors, senators and deputies on October 7. / AFP PHOTO / EVARISTO SA


Angelo Augusto Santi
Link original: https://www.jj.com.br/politica/partidos-se-preparam-para-as-convencoes-em-setembro/
Desenvolvido por CIJUN