Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

População de Jundiaí cresce 1%

DAS AGÊNCIAS | 30/08/2019 | 20:01

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados de crescimento populacional do Brasil e de todas as cidades do estado de São Paulo. O município de Jundiaí teve aumento de 1% da sua população, enquanto que no estado de São Paulo o número de habitantes subiu 0,83% e, no Brasil, 0,79%.

Em comparação com os outros 12 municípios da Região Ampla de Jundiaí, nossa cidade foi a que teve maior crescimento em números absolutos, contabilizando 4.116 mais habitantes do que nesse mesmo período do ano passado. Porém, proporcionalmente, o número é o menor entre os 13 municípios mais próximos. Jundiaí saltou de 414.810 para 418.926.

A cidade que mais viu sua população aumentar proporcionalmente na região foi Itupeva, que registrou 2,69% de crescimento, que equivale a 1.603 habitantes, passando de 59.649 para 61.252. Em segundo lugar ficou Louveira, com um crescimento de 2,38% e, em terceiro, Jarinu, com 2% de aumento.

Segundo o economista jundiaiense Gildo Canteli, esse baixo crescimento, de 1%, pode ser considerado bom, e é reflexo da diminuição da atividade industrial e dos postos de emprego do município. “Com essa porcentagem de crescimento populacional, para que haja uma melhora na qualidade de vida e na renda per capta, o PIB de Jundiaí precisa crescer entre 2% e 2,5% acima da inflação. O fato dos empregos nas indústrias terem diminuído faz com que menos pessoas migrem para cá, dando uma freada no crescimento populacional”, diz.

Gildo afirma também que o cenário ainda é ruim, mas há expectativa de melhora, principalmente para o ano que vem. “Os empregos nas indústrias devem voltar a crescer a partir do ano que vem, e isso atrairá mais famílias para Jundiaí. Quando há emprego o consumo aumenta, favorece o comércio e os serviços e acaba sendo bom para todos”, completa.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Os dados do crescimento do PIB em Jundiaí neste ano ainda não foram divulgado pelo IBGE.

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças informou que esse leve aumento poderá ocasionar um pequeno incremento na arrecadação proporcional em relação ao município. Quanto maior a população, maior é a necessidade de captação de recursos para a manutenção dos serviços per capita.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/populacao-de-jundiai-cresce-1/
Desenvolvido por CIJUN