Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitos cobram Estado sobre bilhete único regional

| 30/04/2014 | 11:03

Um dia após a Prefeitura de Jundiaí ter anunciado o bilhete único na cidade para setembro deste ano, prefeitos do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) se reuniram a portas fechadas no gabinete de Pedro Bigardi (PCdoB) para traçar prioridades de agenda entre o governo do Estado e a Região.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (24) e serviu para que o grupo iniciasse conversa com o Estado também sobre o bilhete único regional. O secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, esteve presente. Intenção antiga do AUJ, o bilhete único regional só sai do papel após longo processo de conversa com o governo estadual, informou o presidente do AUJ e prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon (PT).

Segundo ele – que evitou dar muitos detalhes sobre os temas discutidos na reunião – o reconhecimento do transporte das sete cidades do AUJ como metropolitano é a maior luta do grupo. Hoje, o sistema de ônibus do AUJ é intermunicipal. “Isso vai acontecer de forma gradual. Conversamos sobre esta mudança. Se o Estado não se posicionar, vamos procurar outras alternativas”, disse Bocalon.

Segundo ele, a mudança para o sistema metropolitano só depende do Estado e seus órgãos reguladores no transporte público. Com a modificação, a interação entre as cidades em mobilidade urbana, pretendida pelos prefeitos do AUJ, seria mais fácil, acredita ainda o petista. Para Bocalon, os prefeitos estão se informando com o Estado sobre as condições jurídicas que permitem esta mudança na Região.

A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) parece resistente. Ainda de acordo com o presidente do AUJ, reeleito neste ano à frente do grupo, o bilhete único de Jundiaí é um passo inicial e as cidades da Região estão afinadas em seguir este modelo, já que para viabilizar o bilhete único regional, cada município do AUJ precisa ter o seu próprio sistema de integração no transporte coletivo.

“Em Itupeva, vamos abrir licitação para ter catracas eletrônicas e dar os primeiros passos”, disse. A abertura será feita entre maio e junho. “Os outros prefeitos trabalham para também não aumentar a tarifa do ônibus”, disse o petista. Bocalon afirmou também que, neste segundo ano de mandato, pretende intensificar reuniões entre os prefeitos da Região.

Além dos encontros ordinários, que acontecem uma vez ao mês, o prefeito de Itupeva quer se encontrar com mais frequência com os colegas. Segundo ele, nesta quinta-feira (24), o secretário Edmur passou pela Região e o encontro deu certo no Paço de Jundiaí.

“Conversamos para criar uma agenda positiva de atividades junto ao governo. Foram duas horas agradáveis de reunião.” Segundo Bocalon, o único prefeito ausente foi o de Cabreúva, Henrique Martin (PDT), que teve um compromisso em Brasília no dia.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/prefeitos-cobram-estado-sobre-bilhete-unico-regional/
Desenvolvido por CIJUN