Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitos vão apoiar candidatos além de suas siglas partidárias

| 22/06/2014 | 00:15

Entre prefeitos do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) que já manifestam interesse sobre as articulações eleitorais deste ano, os candidatos a deputado estadual e federal oficializados devem contar com apoio flutuante. As afinidades partidárias se garantem, mas diante do grande número de nomes lançados só de Jundiaí, a tendência é de que os chefes de Executivo ajudem a pedir votos para quem, naturalmente, ajude mais o seu município e componha o quadro de alianças daquela cidade, ou seja, possivelmente mais de um representante. 

Convites não faltam. Embora alguns não queiram definir ainda seus ‘prediletos‘, os prefeitos reconhecem que conversas já começaram e a procura de candidatos também. As articulações, no entanto, só devem se fortalecer com a conclusão de todas as convenções de partidos, dizem eles. Até o momento, já são oficiais, pelo menos, 10 candidatos só de Jundiaí – Gerson Sartori (PT) e João Henrique dos Santos (PSB) a deputado federal, Paulo Malerba (PT), Júnior Aprillanti (PCdoB), Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (PSC), Claudio Miranda (PMDB), Antonio de Pádua Pacheco (PSB), Carlos Macedo (PSB) e Najara Costa (PSB) a estadual. No dia 29, o PSDB, em convenção estadual, deve confirmar os nomes do deputado federal Luiz Fernando Machado (PSDB) como candidato a estadual e do ex-prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB), a federal.

“Não sei ainda quem vou apoiar. Mas certamente vou ajudar quem está ajudando Várzea Paulista”, adianta o prefeito da cidade, Juvenal Rossi (PV). Pelo seu partido, ainda é provável a homologação da candidatura do vereador de Jundiaí, Leandro Palmarini (PV), a deputado federal. Juvenal, porém, ainda não citou o nome do parlamentar. Para deputado estadual, ele se aproxima de outros partidos. “O Luiz Fernando Machado (PSDB) tem nos ajudado muito e o deputado Beto Trícoli (PV) também”, diz. Trícoli quer a reeleição e, como já noticiou o JJ Regional, desde que perdeu as eleições municipais de Jundiaí em 2012, Luiz Fernando tem se aproximado de Várzea, com visitas e recursos enviados. “Já tivemos várias conversas, mas nada formal. Vamos aguardar as convenções. No que puder vou ajudar na Região”, reforça Juvenal.

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB), é categórico em relação aos ‘seus‘ candidatos. “Além de Aprillanti, vou ajudar o Gerson e o Claudio Miranda. São três nomes importantes que compõem o projeto político que queremos”, diz. Em relação aos outros nomes e ao apoio do AUJ, ele diz que os prefeitos são livres. “São sete prefeitos com sete partidos diferentes. É difícil haver um único apoio para esse ou aquele”, considera. O prefeito é otimista sobre a vitória de Aprillanti como o candidato do PCdoB. “Estou convicto de que ele se elege.”


Link original: https://www.jj.com.br/politica/prefeitos-vao-apoiar-candidatos-alem-de-suas-siglas-partidarias/
Desenvolvido por CIJUN