Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

´Saidinha´ de banco será discutida nesta terça-feira

| 26/05/2014 | 00:11

Em sessão ordinária, na terça-feira, às 18 horas, na Câmara de Jundiaí, vereadores não devem enfrentar grandes polêmicas e votam, entre denominações de rua e um veto do prefeito Pedro Bigardi (PCdoB), projeto de lei complementar que prevê mais segurança na ala de autoatendimento de agências bancárias.

O projeto traz à tona crimes que continuam comuns em bancos, como a famosa ´saidinha´, e em espaço onde estão instalados os caixas eletrônicos que ainda não têm a porta giratória já comum no interior das agências. O texto é de autoria do vereador Paulo Malerba (PT) e já tem parecer favorável das comissões da Casa. Malerba, pré-candidato a deputado estadual, não deixa de pensar na própria categoria, já que é bancário e diretor do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região.

“Este projeto pensa na segurança dos clientes que utilizam os caixas eletrônicos e dos próprios funcionários que trabalham nessa área. Como diretor do sindicato, passo pelas agências e vejo a necessidade”, argumenta o vereador. Segundo ele, as portas giratórias que já existem nos bancos, na parte interna, têm sido muito eficientes, diminuindo casos de assalto.

“Por outro lado, o número de crimes e ocorrências do lado dos caixas eletrônicos aumentou, como a ´saidinha´ e a presença de pessoas estranhas.” Por esse motivo, o projeto altera o Código de Obras e Edificações do município e exige a porta giratória de segurança individualizada antes do autoatendimento.

De acordo com o texto, se aprovada a lei, os estabelecimentos bancários terão o prazo de 180 dias, a contar do início da vigência da legislação, para atender a nova exigência. Caso não seja executada a lei, a multa será de 100 Unidades Fiscais do Município (UFM). “Não haverá nenhum veto, já que o projeto não onera o município e dá prazo às agências bancárias para cumprirem a norma se a lei for aprovada”, informa ainda Malerba.

Outros projetos
Além da proposta do petista, vereadores votam outro projeto que altera o Código de Obras e Edificações. Do vereador Valdeci Vilar (PTB), o texto complementar prevê em estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, quartos acessíveis para deficientes.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/saidinha-de-banco-sera-discutida-nesta-terca-feira/
Desenvolvido por CIJUN