Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Seções e urnas prontas para a eleição

| 04/10/2014 | 22:59

As 1.074 urnas, que serão utilizadas pelas 65ª, 414ª e 282ª zonas eleitorais de Jundiaí e Itupeva, estão prontas para receber os mais de 310 mil eleitores no pleito deste domingo. No sábado, os equipamentos foram transportados dos cartórios eleitorais até os locais de votação, onde passaram por testes.

A reportagem do JJ acompanhou os trabalhos de quatro funcionários do cartório da 281ª zona eleitoral na Emeb Prof. Anna Rita Alves Ludke. “Entramos às 6 h no cartório, onde as urnas foram carregadas para os caminhões e algumas equipes saíram para fazer as entregas, conforme mapeamento prévio”, explica a auxiliar de Cartório da 281, Sueli Scalli Consentino.

Após a instalação dos equipamentos, a urna foi ligada e algumas informações, como data e horário da votação foram conferidas por ela, antes de deixar a seção e seguir para a próxima. “O objetivo é preparar as seções para a votação de domingo, que vai até às 17h. Logo às 7h, o mesário deve tirar a Zerésima (comprovante de que a urna não possui nenhum voto), para as 8 h começar a votação dos eleitores”, esclarece.

As urnas ficam guardadas em Jundiaí, onde passam por manutenção e em ano de eleição recebem o referido sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Elas estão programadas para funcionar somente neste domingo.

Se alguma urna apresentar problema, tanto durante os testes de sábado, os cartórios dispõem de urnas extras, para fazer a substituição imediata do equipamento. No 281, por exemplo, são 26 equipamentos extras, para atender aos 41 locais de votação das 387 seções. A segurança das urnas é de responsabilidade da Polícia Militar.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/secoes-e-urnas-prontas-para-a-eleicao/
Desenvolvido por CIJUN