Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Tarifa de Trump surpreende Brasil

FolhaPress | 02/12/2019 | 18:57

O anúncio de que os EUA vão retomar as tarifas sobre o aço e o alumínio que chegam do Brasil e Argentina pegou de surpresa o governo brasileiro, enquanto analistas e integrantes da Casa Branca avaliam que o flerte entre Jair Bolsonaro e a China foi um agravante para a medida divulgada por Donald Trump.

Segundo membros do Itamaraty, não houve nenhum sinal nos últimos dias de preocupação por parte dos EUA sobre a situação do aço e alumínio importados do Brasil, nem mesmo durante passagem do ministro Paulo Guedes (Economia) por Washington, na semana passada.

Guedes esteve em reunião com empresários e o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, na segunda-feira (25) e, de acordo com participantes dos encontros, o aço não foi um tema relevante nas conversas. Desde a manhã da última segunda-feira (2), integrantes do governo brasileiro foram escalados para contatar a Casa Branca e o Congresso americano e tentar entender as razões que estimularam a decisão de Trump. Além disso, pretendem explicar o funcionamento da política de câmbio e da indústria de aço no Brasil, na tentativa de fazer os EUA reverem a medida.

O presidente americano distorceu fatos na segunda-feira (2) ao dizer que Brasil e Argentina desvalorizam propositalmente suas moedas para tirar vantagem da alta cotação do dólar -o Banco Central brasileiro, porém, interveio na semana passada para tentar reduzir a desvalorização do Real.

A avaliação entre diplomatas brasileiros é que o anúncio de Trump é um novo -e forte- ingrediente que prejudica a imagem de boa relação que o Brasil tenta estabelecer com os EUA desde a eleição de Bolsonaro.

Antes da decisão do republicano, o USRT havia enviado à Casa Branca informações que tratavam da desvalorização das moedas de diversos países, inclusive no Brasil, e como isso poderia afetar produtores americanos.  Em resposta, o governo brasileiro afirmou que está em contato com interlocutores nos Estados Unidos sobre a declaração do presidente americano, Donald Trump.

“O governo brasileiro tomou conhecimento de declaração do presidente Donald Trump e já está em contato com interlocutores em Washington sobre o tema. O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países”, diz o texto.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/politica/tarifa-de-trump-surpreende-brasil/
Desenvolvido por CIJUN