Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Troca-troca: 41% dos candidatos trocaram de partido para concorrer

FOLHAPRESS | 05/10/2018 | 21:46

O adultério partidário rolou solto na temporada pré-eleição 2018, de acordo com os dados do TSE (Superior Tribunal Eleitoral): 41% dos candidatos neste ano que já tinham disputado algum pleito trocaram de legenda para concorrer novamente. Ou seja: quatro em cada dez postulantes não estavam na sigla atual na última vez em que apareceram nas urnas. O percentual é o maior das três últimas eleições gerais: foi de 29% em 2014 e de 26% na de 2010.

O levantamento feito pela Folha de S.Paulo considerou os candidatos a todos os cargos e usou como referência as duas eleições imediatamente anteriores (municipal e geral). Assim, por exemplo, se uma pessoa concorreu a vereador em 2016 por um partido e voltou agora por outro, foi incluída no rol dos migrantes. Estudiosos da política partidária associam o troca-troca à crise das legendas (atingidas pela Operação Lava Jato e alvo de descrença dos eleitores) e à busca dos políticos por condições mais favoráveis para disputar a eleição após as recentes reformas eleitorais.

“O sistema partidário que operou nos últimos 20 anos colapsou”, diz o cientista político Jairo Nicolau, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). “O trio que dominou a política nas últimas décadas, PT, PSDB e MDB, quebrou.” O momento de “reorganização da vida partidária”, diz, pode ter contribuído para a intensa migração.

A também cientista política Marcela Tanaka, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acrescenta à lista a “atração” exercida por partidos que têm fatias mais gordas dos fundos de campanha e de tempo de TV. Também há, lembra ela, o caso de “grandes nomes que migram para legendas menores, mas onde possam manter o próprio capital político”.

Diego Herculano/Folhapress

Diego Herculano/Folhapress


Link original: https://www.jj.com.br/politica/troca-troca-41-dos-candidatos-trocaram-de-partido-para-concorrer/
Desenvolvido por CIJUN