Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Véspera de eleições mobiliza trabalho intenso nos cartórios de Jundiaí

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 06/10/2018 | 07:02

A partir das 7h da manhã deste sábado (6), as zonas eleitorais do Estado de São Paulo começam o transporte das urnas para os respectivos locais de votação. A operação exige o apoio de funcionários do cartório, assistentes de eleição, policiais militares e guardas municipais, que farão a escolta das urnas até as escolas. Esses aparelhos encontram-se lacrados e guardados em caixas desde o começo da semana.

Na 424ª Zona Eleitoral de Jundiaí, a entrega vai mobilizar pelo menos 15 funcionários e assistentes de eleição. Essa “equipe de apoio logístico” acompanha os dois caminhões escoltados por policiais militares que levarão as urnas lacradas até cada uma das 266 seções pela qual a 424ª ZE é responsável. “Eles conferem se cada seção está recebendo a urna correta. São nove seções de justificativa com urna, uma de voto em trânsito e as demais para votação”, conta Janessa Papatella, chefe desta zona eleitoral.
Depois, os funcionários do cartório se dividirão em quatro equipes. “Eles vão fazer a vistoria no local de votação e a conferência dos dados nas urnas”, explica Janessa. Em cada uma das escolas, 26 policiais militares e guardas municipais farão a segurança das urnas até o dia seguinte.

Na 281ª Zona Eleitoral, a equipe de apoio logístico deste sábado será composta por 34 funcionários e assistentes, além de três PMs que farão a escolta das urnas. A 281 ZE é responsável por 441 seções, sendo 40 para justificativa. A 65ª Zona Eleitoral não informou a quantidade de funcionários que trabalhará no sábado, mas é responsável por 248 seções.

TRE-SP
Além da verificação das urnas, também é no sábado que serão sorteadas as urnas que serão auditadas. O sorteio será realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) às 9h. As 15 urnas sorteadas serão auditadas no domingo, em dois procedimentos distintos. Cinco urnas serão testadas durante o domingo, em condições normais de uso.

O objetivo dessa auditoria é atestar a lisura no processo de captação e totalização dos votos. Outras dez urnas do Estado serão auditadas antes do início da votação, de forma a legitimar a integridade dos sistemas dos softwares instalados nas máquinas de votação.

Por fim, às 12h30, na Sala de Imprensa, será realizada a oficialização do sistema de gerenciamento. Na ocasião, serão emitidos um relatório com a situação dos candidatos na urna eletrônica e a zerésima, documento que comprova não haver votos computados no sistema. Os eventos são abertos à participação dos fiscais de partidos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e demais interessados.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/politica/vespera-de-eleicoes-mobiliza-trabalho-intenso-nos-cartorios-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN