Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Voto está formado e 2º turno é motivador, dizem eleitores

| 17/10/2014 | 21:48

A disputa restrita a apenas dois candidatos neste 2º turno facilita a escolha do voto, acreditam eleitores de Jundiaí. De sete pessoas consultadas pela reportagem nas ruas, apenas duas afirmaram que ainda estão indecisas sobre em quem votar. Ainda que seja uma amostragem (há mais de 275 mil eleitores na cidade), a opinião dos entrevistados vem ao encontro da expectativa dos políticos em campanha – de que haja maior vontade para o voto nesta 2ª etapa.

“Agora está um pouco mais fácil porque assistimos aos debates e conseguimos formar uma opinião. No 1º turno, eram muitos candidatos. Já sei em quem votar”, disse o engenheiro Marcelo Tonhon, 36 anos. Como ele, a atendente Carmen Modesto, 41 anos, faz questão de votar no 2º turno do dia 26. “Sinto mais vontade de participar. Ficou mais fácil escolher porque ouvimos um e o outro. Tenho minha opinião formada”, afirmou.

O clima de divisão e torcida para os candidatos acende também o interesse de muitos eleitores que mantêm o mesmo voto do 1º turno e esperam eleger suas apostas. “Todo brasileiro tem que votar, agora ainda mais, para mostrar que precisamos virar o que está aí”, disse o comerciante, Armando Tomanducci, 61 anos. José Luiz Fernandes, 26 anos, supervisor de suporte técnico, faz questão de votar por esse mesmo motivo. “Para mim, continuou fácil a escolha. Quero votar porque já tinha o meu candidato.” “Os debates me ajudaram muito, pois eles discutiram as propostas. Tenho minha opinião formada”, contou também Sara Marília Campos, 22 anos, auxiliar administrativa.

Para a última hora – Ainda que seja mais entusiasmante o 2º turno, os poucos indecisos consultados pela reportagem esperam decidir o voto mais pra frente – o que pode ser bom às lideranças que querem convencer nas ruas. Segundo pesquisa do Datafolha, no 1º turno, 15% dos eleitores brasileiros deixaram para decidir seu voto na última hora. Foram entrevistados 9.081 eleitores para o levantamento. Ainda de acordo com ele, a uma semana do 1º turno – como agora em relação à nova etapa – 8% tinham definido seu voto. O maior grupo, de 67%, decidiu um mês antes.

Aos 19 anos, a estudante Roberta dos Santos Tavares votou pela primeira vez nestas eleições e, para ela, a escolha ainda parece ser difícil no 2º turno. Ele se enquadraria na porcentagem da ‘última hora’. “Não acredito em mudança por nenhum dos lados. Acho que ambos são envolvidos com corrupção. Por isso, ainda não decidi, mas vou votar”, disse.

Subgerente de um comércio, Adriana Frigo, 32 anos, também está em dúvida. “Vontade de participar eu tenho, mas acho que está muito difícil decidir. Estou pesquisando bastante”, ainda disse.

No 1º turno, segundo a Justiça Eleitoral, de 115,1 milhões de eleitores aptos a votar, 27,6 milhões não compareceram ou justificaram no Brasil. Em Jundiaí, o índice de abstenção foi de 14,13% e os nulos e brancos somaram 20 mil votos.


Link original: https://www.jj.com.br/politica/voto-esta-formado-e-2o-turno-e-motivador-dizem-eleitores/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN