Região

Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista será retomado em junho

O evento acontece dias 11 e 12 de junho, para resguardar uma importante tradição popular da cidade


 Divulgação
Praça CEU Várzea Paulista
Crédito: Divulgação

O Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista será realizado na Praça CEU, dias 11 e 12 de junho, para resguardar uma importante tradição popular da cidade e celebrar as 15 edições do evento. A edição de 2022 ocorre três anos após o último encontro. A paralisação foi necessária como precaução contra a covid-19. A organização será feita pela Companhia de Santos Reis Luz Divina, de Várzea Paulista, uma tradição da festa, e, além das já esperadas companhias de diversas cidades e religiosidade, duplas sertanejas da região e apresentações especiais do grupo de catira Família Du Catira e Banda da GM de Itapevi marcarão a festa familiar. Os preparativos seguem a todo vapor.

“A nossa Folia de Reis reforça a nossa cultura local, nossas diversidades culturais e tradições. Retornar aos eventos presenciais, entre eles o Encontro de Companhias de Santos Reis, é a oportunidade de valorizarmos e reconhecermos essa tradição que tanto se faz presente na vida de muitos moradores. A Folia de Reis resgata uma memória afetiva em muitas pessoas, que deixaram suas cidades natais, vivenciaram essa cultura de fé e tradição quando crianças e jovens, e depois vieram para Várzea Paulista construir suas vidas”, declara a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara. “Apresentar essas raízes para a população é uma maneira de valorizar os conhecimentos populares, evitando que sejam esquecidas ou adormecidas”, complementa.

“Esse é o maior evento de cultura popular da nossa região e nossa Companhias de Santos Reis Luz Divina é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo”, finaliza a gestora.

Segundo Jota Moreira, representante da Prefeitura que dirige e acompanha a produção junto à comissão de organização, a população poderá esperar um evento grandioso, familiar e bonito, com destaque para a comemoração as 15 edições do evento, como uma homenagem a essa história. “Será valorizado e reconhecido cada folião que contribui para a história do Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista. É uma data especial e merece uma decoração especial. Serão fitas coloridas, fuxicos, estandartes, chitas e chitão, produzidos artesanalmente com a ajuda voluntária de algumas artesãs da cidade, para valorizarmos ainda mais a cultura popular”, afirma.

Programação
No sábado (11), das 16h30 às 22h00, duplas e cantores sertanejos da região se apresentarão. No domingo, a abertura será realizada com a missa campal a partir das 08h30, seguida da abertura das apresentações das companhias de reis convidadas, que prosseguem até o fim da tarde. Após as companhias se apresentarem, dois convidados especiais farão parte das apresentações finais e brindarão o público - a Banda da Guarda Municipal de Itapevi e o tradicional grupo de catira Família Du Catira. A Praça CEU fica na Rua João Póvoa, s/n — Jardim do Lar.

Confira a programação completa

Sábado (11)
16h30 - Hélio Reis e Zé Moreno
17h00 - Buena Jones
17h30 - Os Canhoteiros
18h00 - Joel e Jackson
18h30 - Lucas e Mesquita
19h00 - Banda Os Tradicionais
19h50 - Gil Carvalho e Sergio Viola
20h30 - Renato Mesquita e Roni Matos

Domingo (12)
08h30 - Missa campal
10h00 – Início das apresentações das Companhias de Santos Reis
17h00 - Banda da Guarda Municipal de Itapevi
17h30 - Campos Silva
17h55 - Família Du Catira
18h35 - Trio Magoga

Confira o filme sobre o evento
O filme Encontro de Cia de Santos Reis – 15 anos, contemplado na chamada pública Tradição SP Online 2021, do programa Juntos Pela Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está disponível para entrar no espírito da festa. Assista: https://tinyurl.com/bdcwyczu


Notícias relevantes: