Região

Projeto ‘Saber para Proteger’ é desenvolvido junto aos profissionais da Educação de Itupeva


Divulgação
Projeto 'Saber para Proteger' é desenvolvido junto aos profissionais da Educação de Itupeva
Crédito: Divulgação

Com o propósito de formar os profissionais da Educação para identificar, prevenir e denunciar situações de abusos/exploração sexual infantil, a Prefeitura de Itupeva, por intermédio das secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, está promovendo o projeto ‘Saber para Proteger’.

Essa iniciativa nasceu no mês de maio de 2022, durante a campanha ‘Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’.

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) tem realizado diversas palestras, com o intuito de atingir todas as escolas municipais e tem como meta alcançar a Rede Estadual.

Nesta terça-feira (2), por exemplo, ocorreram duas palestras na Sala de HTPC, reunindo diversas unidades escolares.

“Nestes encontros nós estamos abordando indicadores de abuso sexual, que muitas vezes passam desapercebidos, devido à falta de informação da família, dos profissionais e da comunidade”, explicou a psicóloga, Jéssica Russo.

“Durante as palestras orientamos os profissionais as formas de abordar a possível vítima e como denunciar”, detalhou a assistente social, Flávia Iembo.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Ivana Ribeiro, 80% dos casos de abuso sexual ocorrem intrafamiliar, ou seja, dentro de casa. “E, diante disso, é necessário que a Rede de Proteção se articule para identificar e atender o mais rápido possível. Esse projeto foi idealizado há cerca de dois anos e sua implantação se deve a parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Educação”, disse.

 

Para denunciar casos de abusos ou exploração sexual entre em contato com:

. Conselho Tutelar (11) 4591-3422

. Disque 100 (Direitos Humanos)

. WhatsApp Direitos Humanos: (61) 9656-5008

. Guarda Civil Municipal: 153 ou (11) 4591-1210

. Polícia Militar: 190

. Mais informações CREAS (11) 4496-9681 (telefone e WhatsApp)


Notícias relevantes: